Na tarde da segunda-feira, 18, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) mediou uma reunião entre a Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo Brejão dos Negros – Santa Cruz, de Brejo Grande, e o Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri), André Bomfim. Na pauta, projetos estratégicos para o desenvolvimento daquela comunidade.
De acordo com Iran, durante a reunião, os participantes dialogaram sobre a execução de projetos para o desenvolvimento econômico das comunidades do Baixo São Francisco.
“A presidente da Associação, Maria Izaltina, expôs os entraves encontrados para a implantação e execução dos projetos, o que tem acarretado numa insatisfação generalizada entre as famílias, que já têm o recurso depositado para a efetivação da proposta, mas ainda não conseguiram sua concretização”, disse.
“O que nós queremos é que a comunidade quilombola seja tratada com a prioridade que lei estabelece. Inclusive, um dos problemas aventados era a titularidade do território que será utilizado para desenvolvimento dos projetos e, quanto a isso, a técnica do Incra, que acompanhou a reunião, mostrou toda a documentação exigida pela legislação e pela norma, assegurando que esse é um problema inexistente”, informou.
O deputado Iran Barbosa utilizou o espaço no Pequeno Expediente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, nesta terça-feira, 20, para noticiar a realização da reunião.
Na oportunidade, o parlamentar enfatizou que “é necessário que existam critérios equivalentes para a liberação de execução de projetos. Por exemplo, naquela região os grandes carcinicultores têm muita facilidade na implantação de seus negócios e para a comunidade quilombola há uma certa dificuldade, por isso gostaríamos de entender qual o critério de tratamento”.
“Buscando soluções para as dificuldades surgidas, solicitei que o secretário André Bomfim e sua equipe não medissem esforços para superar esses obstáculos com vistas ao sucesso na execução dos projetos. Aproveito para agradecer a receptividade do secretário e de sua equipe técnica”, afirmou Iran Barbosa, que acompanhará todos os desdobramentos.