Iran Barbosa destaca homenagem a Abrahão Crispim e Dia do Historiador

0
634

O deputado Iran Barbosa, do PT, destacou, na Assembleia Legislativa de Sergipe, na tarde desta segunda-feira, 19, a homenagem que será prestada pela Academia Itabaianense de Letras ao imortal Abrahão Crispim de Souza, que terá um busto afixado na Praça Chiara Lubich, em Itabaiana, sua cidade natal. De acordo com o parlamentar, antes disso, o busto ficará exposto, de 11 a 15 de setembro, no Shopping Peixoto, durante a realização da V Bienal do Livro, naquele município.

“Quero parabenizar a Academia Itabainense de Letras pela justa homenagem. Embora formado em Odontologia, Abrahão Crispim foi uma pessoa de destaque como bancário, sindicalista, foi presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, foi vereador de Aracaju, empresta o seu nome ao plenário da Câmara Municipal da Capital, foi jornalista, escritor, enfim, é um nome de muito destaque em nosso estado e tenho orgulho de dizer que foi um membro do meu partido e temos orgulho de tê-lo entre as fileiras daqueles petistas que contribuíram com a política na mais profunda acepção da palavra”, afirmou Iran.

“O itabaianense Abrahão Crispim sempre foi um homem muito respeitado por todos aqueles que o conheceram. Parabéns à Academia, à sua família e a todos nós que tivemos a oportunidade de conviver com ele”, completou o parlamentar.

Dia do Historiador

Iran Barbosa aproveitou o espaço para parabenizar todos os profissionais que lidam com a História pela passagem do Dia do Historiador, comemorado no dia 19 de agosto. Para o parlamentar, que é professor de História, a data é importante para reforçar, cada vez mais, o significado que tem, para a memória de uma sociedade, o trabalho daqueles que são os operadores dessa área do conhecimento.

“Parabéns a todos os historiadores e historiadoras e para aqueles que têm compromisso com a memória do nosso povo. Aproveito também para parabenizar os colegas historiadores que têm prestado os seus serviços à Assembleia Legislativa de Sergipe todas as vezes que são desafiados a contribuir, quando há uma data comemorativa importante e/ou uma data historicamente relevante para o nosso povo. Através da TV Alese, eles são chamados para gravar entrevistas sobre datas importantes do calendário e fatos históricos, fazendo análises profissionais, sempre contribuindo de forma voluntária”, externou Iran.

O parlamentar e professor também apresentou Requerimento com pedido de envio de Votos de Congratulações à Seção Estadual da Associação Nacional de História – Anpuh/SE.