Alunos da Maurício de Nassau visitam a Casa do Povo

0
554

Por Aldaci de Souza – Rede Alese

A Escola do Legislativo de Sergipe (Elese) realizou na manhã desta terça-feira, 17, mais uma edição do projeto Visita à Casa do Povo, com professores e alunos dos cursos de Direito e de Serviço Social da Faculdade Maurício de Nassau.

Coordenadoras do projeto agradecem aos parlamentares

Acompanhados pela coordenadora administrativa da Elese, Nice Oliveira e pela coordenadora do Projeto Visita à Casa do Povo, Ana Macêdo, os visitantes foram recebidos no plenário pelos deputados Iran Barbosa (PT) e Georgeo Passos (PPS).

“O primeiro contato fazemos com as escolas, com as instituições públicas e particulares; convidamos para fazer a visita à Casa do Povo, eles conhecem onde funcionava a Assembleia Legislativa, hoje Elese no Palácio Fausto Cardoso e depois a gente os traz para que entendam o que acontece no plenário, na Sala das Comissões e conversa com os deputados”, explica Nice Oliveira.

A coordenadora administrativa da Elese agradeceu a participação dos deputados. “Os deputados são uns queridos com a gente, sempre estão à nossa disposição e a gente agradece a participação deles, que é fundamental para o projeto e para contar a história da Assembleia Legislativa, creio que ninguém melhor do eu os parlamentares”, entende.

Deputados

Na conversa que teve com os estudantes e professores, o deputado Iran Barbosa destacou a importância do Poder Legislativo com as pessoas que estão em processo de formação. “É uma forma de aproximação do Poder Legislativo com a sociedade e eu acho fundamental que as escolas de formação, as universidades, as escolas de educação básica tenham essa preocupação de na formação dos seus estudantes, fazer também o processo de apresentação da realidade do funcionamento da política do nosso país, do nosso estado”, afirma.

Iran Barbosa disse ainda ter sido importante o diálogo com os alunos da Faculdade Maurício de Nassau. “Sempre que eles vierem vamos recebê-los para dialogar. Foi importante explicar para os estudantes como é o funcionamento do Legislativo, colocar as dificuldades, as limitações de funcionamento, colocar as falhas que não são poucas no nosso modelo e estrutura de poder. Estamos abertos para recebê-los, ouvi-los e ajudar no processo de formação. Como sou educador,  sou entusiasta desse procedimento”, enfatiza.

“Cada um aqui tem a sua consciência, cada deputado tem a sua forma de atuar, mas quando a população vem participar é muito importante. Eu estou muito feliz de estar no meu segundo mandato, às vezes temos algumas discussões aqui no plenário em torno de assuntos voltados para a sociedade, mas o respeito prevalece”, completa Georgeo Passos.

Perspectivas

O professor Alessandro Araújo, disse que já vem participando do projeto Visita à Casa do Povo, há alguns meses.

“Já venho acompanhando o projeto; há uns três semestres que venho trazendo alunos da instituição onde eu leciono e é muito importante a participação não só da comunidade externa, mas dos acadêmicos para encontrarem outras perspectivas de olhares do que está sendo votado aqui. Hoje estamos com o segundo período do curso de Direito e do quinto e sexto períodos do curso de Serviço Social”, informa.

Fotos: Jadilson Simões