Está em andamento uma grande mobilização nacional para a constituição, de forma pública e coletiva, da Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid19 – Vida e Justiça. O objetivo central da Associação é promover a defesa da dignidade e da vida humana em tempos de pandemia, além de buscar justiça e reparação para as vítimas da Covid-19 por negligência do Estado brasileiro.
O mandato do deputado estadual Iran Barbosa, do PT, vem participando ativamente das reuniões e da assembleia para a construção dessa Associação. No último dia 28/4, foi realizada, por via remota, uma reunião preparatória, em âmbito estadual, com um bom número de participantes e de representações de entidades da sociedade civil organizada. Iran e assessores estiveram presentes. Já na última sexta-feira, dia 30/4, o parlamentar e a sua assessoria participaram da Assembleia Geral de criação da Associação, que contou com a participação de políticos, militantes de diversos movimentos sociais, representações de entidades de todo o país e cidadãos e cidadãs engajados na luta pela vida e no combate à pandemia.
No último dia 2, o Brasil registrou a triste marca de 407.639 mortes por covid-19, conforme atualização do Ministério da Saúde, tendo sido registrados 1.202 novos óbitos pelas secretarias estaduais de saúde. Entre sábado e domingo, foram notificados 28.935 novos casos de infecção e a soma de casos acumulados ficou em 14.754 milhões.
“Lamentavelmente, em função de uma política desastrosa e deliberadamente negacionista adotada pelo governo federal, o nosso país ocupa o segundo lugar no mundo em termos absolutos no número de mortes por covid, e lidera o ranking nas Américas, quando consideramos, proporcionalmente, as populações dos países. Já ultrapassamos a casa dos 400 mil mortes pela doença, em grande medida pela negligência de alguns gestores públicos e da necropolítica em andamento, implementada e defendida pelo presidente da República. Isso tem que nos indignar e, mais que isso, nos provocar a reagir”, entende o petista.
“Neste sentido, a Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19, está organizando uma articulação nacional para formar uma grande rede de apoio e solidariedade às vítimas vivas e aos familiares das vítimas fatais da covid. É preciso que, além desse apoio, estejamos articulados para cobrar reparação às vítimas dessa política de genocídio posta em andamento pelo governo federal e trabalhar pela responsabilização de gestores públicos negligentes com a pandemia. Temos que defender a vida em primeiro lugar, com vacina para todos, políticas públicas de assistência e defesa do SUS e do SUAS, e cobrar justiça nos casos de omissão em relação ao enfrentamento à covid”, defende Iran Barbosa.
Sobre a Associação Nacional Vida e Justiça
Sem fins lucrativos, a entidade vai fomentar a organização e articulação de associações nos estados da federação e nos municípios mais populosos. As associações, nos três níveis, serão espaços de solidariedade humana, de defesa da vida, de apoio jurídico e de responsabilização de gestores públicos negligentes.
Diretrizes de Atuação:
a) Ser uma rede nacional de solidariedade às vítimas da covid-19;
b) Articular assistência profissional às vítimas da covid-19 (Jurídica, psicológica, social);
c) Fomentar estudos, diagnósticos e pesquisas sobre a covid-19 e seus impactos econômicos, sociais, sanitários, etc;
d) Subsidiar a sociedade com estudos e proposições para exigir políticas públicas municipais, estaduais e federal que garantam os direitos das vítimas da covid-19;
e) Produzir documentos e provas que possam responsabilizar criminal e politicamente os estimuladores deste genocídio humano decorrente da covid-19;
f) Defender e estimular o direito à memória das vítimas da covid-19 propondo a elaboração de um atlas das vítimas da Covid19, histórias de vida, documentários, filmes etc;
g) Sempre que avaliar necessário a Associação Vida e Justiça vai publicar suas posições sobre a crise sanitária e suas ações diante da pandemia.
Para se associar, acesse: http://vidaejustica.com.br/seja-socio