Comunidades pesqueiras se reúnem com o deputado Iran Barbosa

0
338

Na manhã desta sexta-feira, 7, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) participou de uma reunião na Associação Comunitária dos Moradores do Loteamento Senhor do Bomfim. Na pauta, demandas dos territórios pesqueiros tradicionais de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Pirambu, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro.

Na reunião estiveram presentes pescadores, a presidenta e assessores técnicos da Associação, moradores da comunidade; professores, estudantes, além de assessores do parlamentar.

“Pudemos ouvir as demandas apresentadas e contribuir com propostas com vistas ao desenvolvimento de ações de luta e mobilização em defesa da sobrevivência dos territórios pesqueiros tradicionais. O mandato que represento continuará acompanhando o desdobramento de tudo o que ficou definido e está à disposição para que possamos cobrar a formulação e o desenvolvimento de políticas de Estado comprometidas com os cuidados ambientais, com a preservação dos nossos rios e com a garantia da sobrevivência digna das comunidades de pescadores artesanais, tão ameaçadas e abandonadas pelo Poder Público”, disse Iran Barbosa.

A presidenta da Associação Comunitária dos Moradores do Loteamento Senhor do Bomfim, Adilma Gomes, agradeceu a presença do deputado Iran Barbosa, ressaltando a importância dele ser o porta-voz, no Poder Legislativo, das demandas apresentadas.

Os pescadores presentes fizeram os relatos dos problemas identificados e apresentaram sugestões para a superação de todos eles. Além disso, fizeram um histórico comparando como era promissora, em outros tempos, a atividade pesqueira artesanal e como hoje os pescadores e as marisqueiras não conseguem mais garantir o seu sustento a partir dessa atividade devido à degradação dos rios do Sal e Pomonga; ao assoreamento e à poluição do Rio Sergipe; à falta de fiscalização quanto à área limite para a realização da pesca industrial; ao alto custo do combustível, que está fazendo com que os pescadores retrocedam ao uso de barco a vela; à falta de ação dos órgãos ambientais para coibir o despejo de esgotos e de óleo nos rios; entre tantos outros problemas.