Nesta terça-feira, 3 de maio, Dia Nacional do Taquígrafo, o deputado estadual e professor Iran Barbosa, do PSOL, aproveitou a data para cumprimentar toda a categoria e toda a equipe de profissionais da taquigrafia da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), destacando a importância da profissão.
“Hoje é Dia do Taquígrafo e, como sou historiador por formação, eu sei o papel que cumpre e a importância que têm os registros taquigráficos, pois, mesmo com todo o avanço tecnológico, os taquígrafos e taquígrafas são profissionais que continuam indispensáveis na produção dos registros das atividades parlamentares, mas também de uma série de outras atividades que exigem registros rápidos e precisos”, afirmou o deputado.
Iran lembrou que há 199 anos, em 3 de maio de 1823, foi instituída oficialmente a taquigrafia parlamentar no Brasil, para funcionar exatamente na primeira Assembleia Constituinte do país, sendo essa profissão, então, introduzida por iniciativa de José Bonifácio de Andrada e Silva.
“Eu sou autor do projeto de lei que instituiu o Dia do Taquígrafo no município de Aracaju e, aqui nesta casa, estamos buscando, da mesma forma, instituir o Dia Estadual dessa importante profissão. Parabéns aos taquígrafos e taquígrafas”, destacou Iran Barbosa, reafirmando a necessidade de valorização dessa categoria.