Na manhã desta quarta-feira, 4, na sessão da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), o deputado estadual Iran Barbosa (PSOL) destacou as lutas de várias categorias de servidores públicos das esferas federal, estadual e municipal, manifestando solidariedade e apoio a todas elas.
Luta do Magistério
Iran registrou que o magistério da capital, através do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), está paralisado e realizou um ato, que teve concentração na Praça General Valadão com destino à Câmara Municipal de Aracaju, na luta pelo reajuste do valor do piso salarial e pelo respeito à carreira da categoria.
O parlamentar também divulgou que as professoras aposentadas da rede estadual de ensino realizaram um ato de repúdio à administração estadual pelo confisco de 14% das suas aposentadorias. A ação foi organizada pelo Sintese e também recolheu assinaturas da população para um manifesto contra o confisco dos proventos do Magistério.
Luta da Enfermagem e dos Agentes de Saúde e Combate às Endemias
Durante o seu pronunciamento, Iran destacou, também, que está previsto para que seja votado hoje o Projeto de Lei Nº 2564/2020, que institui o piso salarial de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e parteiras; assim como a votação da Proposta de Emenda à Constituição nº 9/2022, que prevê um piso salarial nacional de dois salários mínimos, para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Segundo o parlamentar, ambas as categorias seguem mobilizadas em defesa dessas importantes conquistas.
“São agendas de luta que merecem destaque e manifesto o meu completo apoio e solidariedade”, externou Iran Barbosa.
Luta dos docentes e técnicos-administrativos da UFS
O parlamentar psolista aproveitou para registrar que aconteceu, no último dia 28 de abril, o ‘Café com Luta’, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação da UFS (Sintufs) e pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (Adufs), no hall da Reitoria.
Na pauta, a Campanha Nacional pela Recomposição Salarial em 19,99%.
“O mandato participou da atividade com a presença do assessor Ramon Andrade e eu gostaria de manifestar, também, a minha solidariedade e o meu apoio a essa luta legítima, em defesa dos trabalhadores que fazem a nossa universidade”, falou Iran Barbosa.