Na manhã desta sexta-feira, 22, o deputado estadual Iran Barbosa (Psol), acompanhado de representações estudantis, esteve na Universidade Federal de Sergipe (UFS) para dialogar com o reitor, Valter Joviniano de Santana Filho, sobre o direito à bonificação na nota do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) por aqueles alunos que cursaram o ensino médio no estado de Sergipe.
O deputado explicou que a pauta foi provocada pelos próprios estudantes e que o mandato parlamentar assumiu o papel de intermediar o diálogo.
“Essa é uma pauta que precisa ser compreendida dentro de um contexto em que os demais estados do Nordeste estão adotando essa medida, o que vem provocando uma situação de desequilíbrio de oportunidades para os estudantes sergipanos”, disse Iran Barbosa.
A estudante Joyce Maria Duarte defendeu que a política de bonificação traz inúmeros benefícios, tais como a democratização do acesso à educação superior, a redução das desigualdades regionais do país, uma maior garantia da permanência de estudantes e futuros profissionais nas cidades do interior, além de outros.
Para a estudante, faz-se urgente essa adoção, pois, para além de outras razões, enquanto nos estados vizinhos a concorrência ocorre entre os seus conterrâneos, em Sergipe, os estudantes disputam as vagas com todos os estudantes do país, tornando a nota de corte incompatível com as dos outros estados da região.
O reitor da UFS ouviu todo o pleito e explicou que, em 2019, o direito à bonificação era adotado pela Instituição com critérios regionais, porém, após uma ação civil pública ser interposta pela Defensoria Pública da União, a 1ª Vara Federal determinou que, em 2020, a UFS se abstivesse de conceder o acréscimo de nota a candidatos por critério de caráter geográfico. Ainda segundo a explicação do reitor, a Universidade recorreu e aguarda a decisão do recurso e que continua cumprindo o que foi determinado em primeira instância.
Após a reunião, a estudante Joyce agradeceu ao deputado Iran Barbosa por intermediar o espaço de fala, como também agradeceu ao reitor pelas explicações ofertadas, externando que os estudantes continuam unidos, chamando a atenção de toda a sociedade para a importância da conquista ao direito à bonificação.