Ocupação João Mulungu é tema de reunião na UFS

0
978
“A reunião teve como objetivo dialogar com o reitor e sua equipe sobre a necessidade de a Universidade ser mediadora dessa questão, diante do caráter social que UFS deve cumprir", disse Iran.

O deputado estadual Iran Barbosa (Psol) esteve, na manhã desta sexta-feira, 22, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), acompanhado de representantes e apoiadores do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), para discutir com o reitor da UFS, Valter Joviniano de Santana Filho, a situação da Ocupação João Mulungu, que fica num antigo e abandonado prédio da Instituição, no Centro de Aracaju.

“A reunião teve como objetivo dialogar com o reitor e sua equipe sobre a necessidade de a Universidade ser mediadora dessa questão, diante do caráter social que UFS deve cumprir, frente à realidade das famílias que ocuparam o prédio onde já funcionou o MEC e a FAPESE”, disse Iran Barbosa.

O professor e apoiador do Movimento, Luiz Gustavo, ao falar durante a reunião, fez um resgate histórico da ocupação, apresentou as atividades desenvolvidas pelas famílias no local, apelando para que haja a necessária sensibilidade com as famílias presentes.

Sobre a reunião, Luiz Gustavo, inicialmente, agradeceu ao deputado Iran a iniciativa, que possibilitou estabelecer um canal de diálogo com a Universidade. Sendo, portanto, um momento para buscar vias de solução, tanto para a UFS quanto para as famílias, com o objetivo de evitar um conflito maior. O professor acrescentou que também foi uma oportunidade para a UFS esclarecer alguns pontos e colocar-se à disposição para dialogar com o movimento e o mandato parlamentar de Iran para que, juntos, busquem um diálogo junto à Administração Municipal de Aracaju e com o Poder Judiciário em relação ao direito à moradia e à insegurança alimentar das famílias que integram a Ocupação.

O reitor da Universidade estava acompanhado da equipe jurídica e fez uma contextualização do processo judicial, reforçando que a Instituição busca a mediação para a solução do problema e que está aberto ao diálogo conjunto.

O representante das famílias da Ocupação, Roberto dos Santos, e o professor e apoiador do Movimento, Luiz Gustavo.

O representante das famílias da Ocupação, Roberto dos Santos, na oportunidade, disse que os moradores estão resguardando todo material abandonado que fora encontrado dentro do prédio, abordou também sobre a segurança no local e ressaltou que as famílias buscam o direito à moradia. Ao avaliar a reunião, disse que o sentimento é de esperança, já que a UFS acenou que está disposta para a resolução do problema.

“Gostaria de agradecer ao reitor pela agenda de reunião e por demonstrar estar disposto ao diálogo em busca de alternativas tanto para as famílias quanto para a Universidade; ao passo que saímos com encaminhamentos importantes para a busca da solução dessa questão”, finalizou Iran Barbosa.