Iran participa da marcha por um Plano Estadual para a agricultura familiar camponesa

0
942
Marcha reuniu movimentos do campo e da cidade | Foto: Valesca Montalvão

O deputado estadual Iran Barbosa, do Psol, participou, na segunda-feira, 25, da Marcha do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural, organizada pelos movimentos do campo, sindical e social. A marcha, que saiu da Praça da Bandeira, na região central de Aracaju, com destino à Praça do Ferreirinho, próximo ao Palácio de Despachos Governador Augusto Franco, objetivou, também, defender e apresentar aos pré-candidatos ao governo do Estado o Plano Estadual da Agricultura Camponesa Familiar.

Construído em cinco seminários regionais realizados ao longo do ano, o Plano aponta 12 eixos de trabalhos considerados fundamentais para a atuação de um governo capaz de construir políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar e da agroecologia, atento à importância social, econômica, política e cultural do campesinato sergipano, com olhar para as especificidades e diversidades de cada região do estado, e destacando o seu importante papel na produção de alimentos saudáveis com base na agroecológica, visando a soberania e a segurança alimentar e nutricional do povo sergipano e a sustentabilidade ambiental.

Iran recebeu o Plano Estadual para a Agricultura Familiar Camponesa

Iran, que participou de quatro dos cinco seminários realizados, recebeu, no ato final da marcha, uma cópia do Plano por sua contribuição ao longo do processo de construção do documento. O parlamentar enalteceu a relevância dos movimentos organizados do campo apresentarem suas propostas para uma política estadual voltada para o fortalecimento da agricultura familiar e agroecológica, destacando a importância dos pequenos produtores rurais sergipanos terem política de crédito acessível e todo o incentivo necessário para produzir e fazer chegar os alimentos à mesa dos sergipanos e do povo brasileiro.

“Vi, ao longo dos seminários de construção desse Plano, homens e mulheres do campo, jovens e adultos, levarem pautas importantes para o debate, e vi que boa parte dessas pautas estão aqui, contempladas neste documento, que está sendo entregue aos pré-candidatos ao governo do Estado. Fico muito feliz porque são pautas pelas quais batalhamos há muito tempo e que precisam ser contempladas por um governo que se proponha a alimentar a sua gente, combater a fome e fortalecer a economia no campo, nas cidades do interior sergipano”, enfatizou Iran.

Para o parlamentar, é de extrema importância valorizar e construir, junto com os movimentos do campo, as pautas e as políticas que interessam aos pequenos agricultores, porque são eles que fazem chegar os alimentos à população das cidades.

“Defendemos enfaticamente essas pautas porque interessam ao conjunto maior da população. O que o agronegócio gera é importante, mas são commodities para exportação, com ênfase na produção em larga escala e à base de agrotóxicos. O que nós defendemos são políticas de incentivo aos pequenos produtores, à produção familiar, à produção agroecológica, e é essa produção que verdadeiramente vai nos alimentar”, disse.

“E são pautas que chegam na Assembleia Legislativas e que são defendidas pelo mandato que represento porque apostamos que elas fundamentais para o desenvolvimento de Sergipe. Temos, inclusive, disputado e apresentado projetos de lei e outras iniciativas que vão ao encontro das verdadeiras necessidades dos homens e mulheres do campo sergipano e enfrentando o governo do Estado quando ele impede ou dificulta o avanço da produção dos pequenos agricultores sergipanos”, enfatizou o parlamentar.

» Baixe aqui o Plano Estadual da Agricultura Camponesa Familiar