Iran participa de seminário que discutiu presente e futuro da UFS

0
783
Seminário aconteceu no auditório da Adufs e atraiu muitos participantes

Na noite da quarta-feira, 27, o deputado estadual Iran Barbosa, Psol, participou do primeiro módulo do Seminário “O que acontece com a UFS? Uma reflexão urgente”, promovido pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (Adufs), com presenças de Vera Núbia, professora no Departamento de Serviço Social e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social/UFS; André Maurício, professor no Departamento de Física e ex-vice-reitor da UFS; e Josefa Lisboa, professora no Departamento e na Pós-graduação de Geografia e vice-presidenta da Adufs.

Na pauta dos debates, a discussão dos rumos a serem tomados pela UFS após dois anos de pandemia e aulas remotas, períodos de intervenção, eleições internas, problemas de financiamento, as políticas de ação afirmativa e seu futuro, o papel da ouvidoria, do ensino, da pesquisa e extensão, entre outras questões.

Contribuindo com o debate, Iran lembrou da sua formação superior passando pelos bancos da Universidade Federal de Sergipe, onde cursou História e Direito, mas também como professor substituto, e aproveitou para reforçar o seu compromisso com a instituição.

“É sempre importante participar de debates como esse e não só empenhar o nosso compromisso em compreender em profundidade a realidade que a UFS vive mas, também, para ajudar a tentar transformar essa realidade”, disse.

Para o parlamentar e professor, a UFS é um patrimônio do estado e do povo de Sergipe e que vem garantindo, ao longo das décadas de seu funcionamento, avanços significativos em termos acadêmicos e de gerações de profissionais formados que têm ajudado no desenvolvimento sergipano.

“Esta universidade tem garantido não só a formação de gerações de profissionais, mas também garantido um salto de qualidade a Sergipe a partir do seu funcionamento como instituição de ensino superior. À UFS devo muito do que sou. Nela aprendi a importância de valorizar o ensino, a pesquisa e a extensão como instrumentos de desenvolvimento de um povo e de uma nação”, confidenciou.

Iran reafirmou o seu compromisso na defesa das universidades públicas

“Portanto, quando a gente vê um projeto em andamento que objetiva desmontar essa estrutura fundamental para o desenvolvimento do país, nós temos que fazer todo o esforço para estar em espaços como este, que discute o futuro da universidade. Esse debate, essa luta e essa defesa também é nossa. Estamos vivendo um nível de retrocesso na educação que nós não podemos permitir. É um crime contra a nação”, afirmou o parlamentar, referindo-se à política nefasta do governo federal de desmonte da educação e de cortes profundos no financiamento das universidades e institutos federais.

Ainda de acordo com Iran, Sergipe precisa da UFS funcionando integralmente, com o seu corpo docente e discente ajudando no processo de pensar o futuro do estado e do país de forma a responder aos desafios que estão postos.

“A universidade é o celeiro dessa formação de mentes que pensam o nosso estado e que podem garantir novas perspectivas. Toda vez que se investe contra as universidades, contra a educação pública ou contra a cultura, inverte-se a lógica de desenvolvimento e de inclusão. Isso não pode ser aceito por nós de forma passiva. Temos que mostrar que estamos vivos e resistentes a essa política do atraso, e essa não é uma luta somente da comunidade acadêmica; ela extrapola os muros das universidades. E venho aqui para reafirmar que a minha voz e a minha energia estarão sempre canalizadas para garantir educação pública de qualidade, inclusiva e comprometida com um projeto de sociedade libertador. Resistiremos e, mais do que isso, venceremos”, enfatizou o deputado Iran Barbosa.