Início Notícias Iran Barbosa comemora avanço do IDH do Brasil, mas lamenta estagnação na...

Iran Barbosa comemora avanço do IDH do Brasil, mas lamenta estagnação na educação

0
27

O vereador Iran Barbosa, do PSOL, comemorou a melhora do Brasil no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O país avançou cinco posições, saindo da 89ª colocação, em 2022, e saltando para a 84ª entre 193 países avaliados. Os dados constam no relatório do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (Pnud), divulgado na última terça-feira (6), tendo como base informações de 2023 sobre indicadores de expectativa de vida, escolaridade e Produto Interno Bruto (PIB) per capita. Na escala do IDH, que vai de 0,000 a 1,000, o Brasil alcançou 0,780 pontos (ajustado este ano), um índice considerado de desenvolvimento alto pelo Pnud.

“Superamos a média da América Latina e do Caribe, e os avanços vieram de duas áreas: saúde e renda. Esses dois setores foram os que mais avançaram nos últimos anos no Brasil, no Índice de Desenvolvimento Humano, o que para nós é muito importante”, destacou Iran.

Apesar desse avanço considerável na saúde e na renda dos brasileiros, o parlamentar lamentou o fato de o país ter praticamente estagnado num setor primordial para o desenvolvimento, a educação. O tempo de permanência na escola, por exemplo, pouco avançou, chegando a 8,4 anos em 2023 – muito abaixo da média dos países com IDH mais elevado.

“De acordo com os dados do Pnud, no quesito educação, o Brasil ainda deve muito ao seu povo. Estamos ainda muito atrás. Infelizmente, isso nos coloca numa posição muito ruim no ranking geral. E isso tem que servir de desafio para todos os gestores do país, em todas as esferas federativas, porque precisamos avançar muito no quesito educação, e isso implica em mais garantia de recursos para financiar esse setor e que haja políticas públicas educacionais que, de fato, valorizem os profissionais da educação, com garantia de piso salarial na carreira, formação continuada, condições de trabalho e respeito aos planos de carreira”, pontuou o parlamentar, que também é professor da rede pública.

Iran também pontuou a necessidade de estados e municípios garantirem o acesso à escola pública, algo que, na sua opinião, não vem sendo assegurado na rede municipal de Aracaju, especialmente na Educação Infantil. Ainda segundo Iran, esse pouco avanço na educação acaba por travar, também, o avanço do Brasil no IDH.

Imprensa mais livre

Outro ponto comemorado pelo vereador Iran Barbosa foi no quesito ‘liberdade de imprensa’. No Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa da Repórteres Sem Fronteiras (RSF), organização não governamental e sem fins lucrativos, o Brasil avançou 47 posições este ano, na comparação com 2022, alcançando a 63º posição entre 180 países.

A RSF avalia o movimento ascendente como resultado de uma melhora no ambiente político nacional e da percepção de “um clima menos hostil ao jornalismo”, após a saída de Bolsonaro da presidência.

“Saímos de um período em que, mundialmente, não éramos reconhecidos como um país com capacidade de garantir a liberdade de imprensa e, agora, subimos 47 posições, e isso é muito bom”, enfatizou o psolista.