Iran solicita à Administração Municipal que reavalie a contratação feita para a Jornada Pedagógica de 2026

0
78
Foto: Luanna Pinheiro/CMA

O vereador Iran Barbosa, do PSOL, usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, nesta terça-feira (23), para fazer um apelo à gestão da capital para que repense sobre a contratação da palestrante para a abertura da Jornada Pedagógica de 2026.

Para isso, o parlamentar destacou matéria feita pela Agência Mangue Jornalismo que informa que a Administração Municipal de Aracaju contratou, por R$ 55 mil, com dispensa de licitação, Lúcia Helena Galvão.

De acordo com a matéria, a palestrante não tem a formação em filosofia que declara, não é da área da educação e seria uma espécie de “coach”.

“Quero aqui fazer esse apelo, na condição de educador dessa rede há muito tempo. Nós temos em Aracaju vários problemas na rede municipal de ensino, acumulados ao longo do tempo, e esses problemas precisam fundamentar a ação do Poder Executivo no campo da educação, a fim de buscar solução. E nós temos, no Brasil e em Sergipe, estudiosos que estão muito mais antenados com os debates educacionais do que a pessoa que está sendo contratada, sem licitação, a um preço considerável”, pontuou.

“Na própria Universidade Federal de Sergipe temos profissionais devidamente preparados, que têm o diagnóstico da nossa rede, conhecem melhor a nossa realidade, formam profissionais que vão atuar em nossas escolas e que, possivelmente, nem cobrariam tanto”, afirmou o parlamentar.

Iran apontou ainda, como agravante, o fato de que, apesar da palestrante ser bastante conhecida nas redes sociais, ela não ter formação na área da educação e que, com R$ 55 mil, a SEMED poderia trazer para o debate com os professores da rede, profissionais com muito mais aprofundamento teórico e profissional para falar sobre o ensino, os educadores e a Educação.

“Quero, portanto, reforçar esse apelo, para que a gestão municipal reveja a contratação dessa palestrante e que possa, com esse recurso, trazer para o debate, na abertura da nossa Jornada Pedagógica de 2026, profissionais, pesquisadores e cientistas da área educacional que de fato possam contribuir, com embasamento científico e pedagógico, para o nosso sistema municipal de ensino”, disse o parlamentar e professor.