O vereador Iran Barbosa, do PSOL, fez um apelo à Administração Municipal de Aracaju para que promova o pagamento, com a agilidade necessária, das verbas rescisórias de professores contratados através de Processo Seletivo Simplificado que atuaram na rede municipal de ensino, mas que já finalizaram o prazo de exercício contratual e já deixaram a rede, alguns há mais de 120 dias.
“Esses professores estão pedindo agilidade no pagamento e, também, explicações sobre os critérios utilizados para a ordem de serviço quitação dessas verbas, já que alguns professores que finalizaram seus contratos há mais tempo que outros, assistem a colegas receberem sua indenização, mesmo com a finalização contratual tendo ocorrido à posteriori”, relatou o vereador.
Outra situação incômoda ocorre quando os/as educadores/as procuram explicações e recebem da Secretaria Municipal da Fazenda (SEMFAZ) um tipo de resposta padrão, dando conta de que o pagamento está em análise, sem qualquer sinalização de prazo para a solução do problema”, denunciou Iran.
“Neste sentido, quero fazer um apelo para que esses professores tenham garantidos os seus direitos e em tempo hábil, pois já perderam o contrato e ficam numa situação difícil, porque alguns não conseguem um outro trabalho de imediato e precisam garantir a sua sobrevivência. Que o direito às verbas rescisórias lhes seja assegurado”, finalizou o parlamentar.