Iran participa das negociações para pagamento do piso do magistério em Aracaju

0
107

Em dia de mobilização e luta do magistério público municipal de Aracaju, a convite da direção do Sindipema, o vereador Iran Barbosa, do PSOL, participou da reunião realizada na Secretaria Municipal de Educação (Semed), na segunda-feira (29), ocasião em que se discutiu a proposta de efetivação do pagamento do Piso Salarial do Magistério aos professores e professoras da rede conforme a Lei n° 11.738/2008, no início da carreira e repercutindo nela, garantindo a paridade entre ativos e aposentados

A reunião contou com a participação de técnicos da Semed e também da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) que apresentaram ao sindicato, na ocasião, tabelas com os impactos financeiros da proposta.

Coube ao dirigentes do Sindipema apontar erros e distorções contidos nas projeções oficiais e defender a proposta do sindicato e da categoria, subsidiando os técnicos com dados consistentes, argumentos sólidos e contrapropostas viáveis e com menor impacto financeiro do que os projetados a partir das tabelas apresentadas pela gestão.

“Foi uma reunião bastante técnica, em que tanto a gestão quanto o sindicato apresentaram seus números e, de forma extremamente embasada, os dirigentes do Sindipema apontaram os equívocos dos dados colocados pela gestão, argumentando e apresentando outros dados, bastante sólidos e viáveis, o que resultou numa reavaliação por parte dos técnicos presentes e o compromisso de revisão dos cálculos equivocados apresentados pela Semed”, destacou Iran.

O vereador, que também é professor da rede pública de Aracaju, enfatizou na reunião a importância de garantir avanços nas negociações e a efetivação do piso do magistério como forma de respeito ao cumprimento das promessas feitas pela prefeita Emília Corrêa ainda em campanha.

“Também chamei a atenção para o conteúdo da legislação que trata do nosso piso, da nossa carreira e da correta aplicação dos recursos do Fundeb e da Manutenção e Desenvolvimento do Ensino. Essas são conquistas históricas dos professores e professoras que precisam ser respeitadas e garantidas, até porque são de conhecimento da prefeita. Já estamos caminhando para o décimo mês de gestão e as respostas precisam chegar. Elas têm que ser positivas e precisam ajudar a valorizar verdadeiramente o magistério de Aracaju”, afirmou o parlamentar.

A reunião de negociação contou, ainda, com as participações do vereador Isac Silveira (UB), líder da prefeita na Câmara Municipal de Aracaju; e da vereadora Professora Sônia Meire (PSOL).

Uma nova reunião para discussão deverá ser agendada nos próximos 20 dias, no âmbito da Mesa de Negociação Permanente com os sindicatos.