Em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, na manhã desta quarta-feira (17), o vereador Iran Barbosa, do PSOL, fez um breve balanço do ano em relação ao processo de fortalecimento das instituições democráticas no enfrentamento aos que atentaram e seguem atentando contra o Estado Democrático de Direito.
“Foi muito importante, neste ano de 2025, a resistência das instituições comprometidas com a Democracia brasileira. Vamos finalizar este ano com um saldo muito positivo em relação à preservação da soberania nacional, do Estado Democrático de Direito e no enfrentamento àqueles que se articularam e se articulam para fragilizar tanto a nossa soberania quanto a nossa Democracia e as conquistas populares”, afirmou.
Para Iran, o recado dado também pelas ruas a todos aqueles que atentam de forma criminosa contra todas as conquistas democráticas, fundadas a partir da Constituição brasileira de 1988, reforça que o país deseja passar a limpo a sua história e julgar os que atacam a Democracia, os golpistas e os que defendem a ditadura.
“Eles não passarão. Nós resistiremos e continuaremos a resistir a esses ataques, e é importante que a justiça seja feita contra aqueles que atentaram contra a nossa Democracia”, enfatizou o parlamentar, ressaltando que essa justiça venha sempre acompanhada do devido processo legal, com investigação e julgamento, garantindo aos réus ampla defesa.
“E, ao final, que as pessoas que de fato se enquadram na categoria de criminosos que atentam contra a Democracia sejam exemplarmente punidos. É já estão sendo. Muitos se acovardam, tentam se esconder atrás de doenças, fogem para outro país, tentam se preservar atrás de mandatos, mas não vão escapar do processo de justiça que está sendo feito neste país contra os que atentam contra o Estado Democrático de Direito, contra a soberania nacional e contra as conquistas populares”, disse o parlamentar, acrescentando a necessidade de se avançar também nas investigações sobre o processo que levou à morte de quase 700 mil brasileiros durante a pandemia de Covid-19 no Brasil.
“Seguiremos nas ruas e vamos lutar para preservar a nossa Democracia, que foi uma conquista muito importante e nós temos compromisso com ela”, pontuou o psolista.









