Iran participa do lançamento da campanha em defesa do piso salarial de Assistentes Sociais

0
511
Iran Barbosa, que acompanha o movimento desde o início, esteve presente no lançamento.

A data 7 de abril ficará marcada como um momento histórico para a luta das/os assistentes sociais do estado de Sergipe com o lançamento da campanha “Quem se importa com o Povo Valoriza a Quem ele Presta Assistência – PISO SALARIAL DO/A ASSISTENTE SOCIAL – EU DIGO SIM”.

O deputado estadual Iran Barbosa (Psol), que acompanha o movimento desde o início, esteve presente no lançamento e reforçou o seu compromisso com a pauta da categoria.

“Os assistentes sociais, através do Movimento em Defesa do Piso Salarial do/a Assistente Social, têm protagonizado uma luta muito justa e memorável em defesa da instituição do piso. Hoje, com a realização de um ‘Café Social’, o Movimento lançou uma campanha pelo piso salarial da categoria, sendo mais um desdobramento da luta, que tem sido pautada, permanentemente, pelo Movimento junto à Administração Estadual e ao parlamento sergipano”, disse Iran Barbosa, ao registrar a realização da atividade na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese).

“Foi uma solenidade que contou com a participação das/os assistentes sociais dos diversos municípios, além de diversas representações das entidades do Serviço Social e do movimento sindical”, acrescentou.

Iran Barbosa é o autor do projeto de Lei n° 288/2021, que busca estabelecer o piso salarial da categoria de assistentes sociais no âmbito do estado e que está tramitando na Alese.

Deputado Iran registrou a realização da atividade na Alese | Foto: Jadilson Simões/Alese

“Ao propor o Projeto na Casa Legislativa, fui apenas o porta-voz da categoria e sinto-me honrado por isso.  As assistentes sociais vivem uma situação bastante difícil em função da falta de uma política salarial que traga a valorização merecida pela categoria, tanto em âmbito estadual quanto municipal”, pontuou.

“Portanto, o piso salarial estadual para assistentes sociais é uma pauta justa da categoria e um caminho para avançarmos na valorização desses profissionais”, externou Iran Barbosa, parabenizando o Movimento pela organização e pela mobilização permanente em torno da pauta.

Representando o Movimento, a assistente social e presidenta da Federação dos Servidores Públicos Municipais de Sergipe (Fetam), Itanamara Guedes, enfatizou a importância da instituição do piso salarial em âmbito estadual, que servirá de referência para todos os órgãos empregadores no território sergipano, bem como agradeceu o apoio de Iran Barbosa.

“O piso salarial é de suma importância para a valorização dessa profissão tão essencial para o desenvolvimento social, já que os assistentes sociais trabalham no atendimento à população, principalmente dos setores mais vulneráveis, na perspectiva de viabilização do acesso desses segmentos aos direitos sociais”, defendeu.

“Hoje foi um dia histórico para a categoria dos assistentes sociais, que mostrou a sua unidade, organização e a sua força nesse grande ato político de lançamento da campanha. Em nome do Movimento, gostaria de agradecer a presença de Iran Barbosa não só no evento de hoje, mas por toda parceria e apoio que ele tem assumido com as diversas pautas dos assistentes sociais em Sergipe”, manifestou Itanamara Guedes.