Imprimir
PDF

Iran Barbosa propõe criação de Medalha que homenageia mulheres

Escrito por Valesca Montalvão on .

Pin It

O vereador Iran Barbosa, do PT, apresentou, na Câmara Municipal de Aracaju, o Projeto de Resolução Nº 2/2018, que institui, no Poder Legislativo Municipal, a Medalha Vereadora Maria Carmelita Cardoso Chagas. 

“A medalha é destinada a homenagear, anualmente, mulheres que, pela sua destacada atuação familiar, profissional, política ou social, especialmente na defesa dos direitos e da igualdade feminina, tenham-se tornado merecedoras do reconhecimento público da Câmara Municipal de Aracaju”, explicou o autor do projeto ao utilizar a tribuna da Casa Legislativa, nesta quarta-feira, 11.

Ainda segundo Iran, a indicação para receber a medalha poderá ser feita por iniciativa de qualquer entidade, pública ou privada, ligada à defesa dos direitos das mulheres ou de qualquer vereador.

“A medalha deve ser concedida anualmente sempre no mês de março, preferencialmente no dia 8, Dia Internacional da Mulher, de acordo com os requisitos previstos no projeto”, disse.

Denominação

O parlamentar informou porque escolheu o nome da Vereadora Maria Carmelita Cardoso Chagas para denominar a honraria em questão.

“Essa escolha se justifica pelo fato de ela ter sido a primeira mulher a exercer a função de Vereadora na Câmara Municipal de Aracaju, após 95 anos de funcionamento do parlamento municipal sem a participação feminina, tendo sido eleita no ano de 1950, exercendo o mandato parlamentar no período de 1950 a 1959”, pontuou.

“A honraria envolve a concessão de um certificado, e uma medalha, assim denominada 'Vereadora Maria Carmelita Cardoso Chagas', em homenagem à primeira mulher a ocupar uma cadeira no Parlamento Municipal”, acrescentou Iran Barbosa, pedindo que os demais vereadores analisem a propositura e votem favoravelmente.