João Oliva é homenageado com Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar

0
479
Honraria foi entregue por Iran Barbosa aos filhos do jornalista | Foto: Joel Luiz/Alese

O jornalista, radialista, escritor e acadêmico João Oliva Alves completaria, no próximo dia 29 de dezembro, se vivo estivesse, 100 anos. Nesse cenário de celebração à memória do comunicador sergipano, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) realizou, na tarde da terça-feira (20), uma Sessão Especial para conceder a ‘Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar’ a João Oliva (in memoriam).

Deputado Iran Barbosa, proponente da sessão especial

Autor da propositura para a realização da Sessão, o deputado Iran Barbosa, do Psol, revelou que a iniciativa da concessão da honraria partiu de uma conversa com o filho do jornalista, o advogado e professor Luiz Eduardo Oliva, que não compareceu ao evento por questão de saúde.

Segundo destacou ainda o parlamentar, Sergipe inteiro conhece e reconhece o valor, a história e as contribuições de João Oliva para o jornalismo, o rádio e a cultura.

“João Oliva foi pai e avô de uma geração de filhos e netos também dedicados à intelectualidade do nosso estado. Nós achamos, por bem, neste ano, que é o ano do seu centenário, fazer essa homenagem póstuma, que é muito justa. É um reconhecimento a todo o seu trabalho. Essa homenagem se estende, também, a toda uma geração de jornalistas que, como ele, marcou o nosso estado. Portanto, é com muita satisfação que, após a conversa que tive com o Eduardo Oliva, filho do homenageado, apresentei a sugestão aos colegas parlamentares, que a aprovaram por unanimidade. Se vivo estivesse, João Oliva estaria aqui recebendo essa homenagem justa, merecida e necessária”, declarou Iran Barbosa.

Entrega da Honraria

A Professora Terezinha Oliva falou em nome da família do homenageado

Maior honraria da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, a ‘Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar’ foi entregue ao filho do homenageado, Francisco Alves Oliva, e coube à filha, a professora Terezinha Alves Oliva, fazer o discurso em nome da família, no qual falou sobre o legado do seu pai, que morreu há três anos, depois de uma vida inteira dedica ao jornalismo e à escrita.

Agradecendo ao amigo e deputado Iran Barbosa pela iniciativa da homenagem, Terezinha Oliva se disse muito orgulhosa pela iniciativas que louvam a vida e a memória de seu pai.

“Esse é o nosso grande patrimônio. É o que eu costumo dizer, diante dessas manifestações que temos recebido por ocasião do centenário dele. São como bálsamo para a nossa alma e preenche esse vácuo que a saudade dele deixou”, externou a professora.

Parentes, amigos, representantes da Academia Sergipana de Letras, da Academia Sergipana de Medicina, da Associação Sergipana de Imprensa, da Academia Sergipana de Educação, da Universidade Federal de Sergipe, entre outros convidados, prestigiaram a Sessão Especial.

Com informações da Agência Alese / Fotos: Joel Luiz