Imprimir
PDF

Iran Barbosa participa do Congresso Nacional da Articulação de Esquerda

Escrito por George W. Silva on .

Pin It

Congresso reuniu militantes da AE de todo o paísCongresso reuniu militantes da AE de todo o paísNos dias 4, 5 e 6 de maio, a Articulação de Esquerda, tendência interna do Partido dos Trabalhadores, realizou, em Aracaju, a segunda etapa do seu Congresso Nacional, reunindo militantes de Sergipe e de outros estados do país nos auditórios da Central Única dos Trabalhadores –  CUT, em sua abertura, e do Hotel Parque das Águas.

O Congresso da AE acontece em um ano singular, em que se comemoram os 200 anos de nascimento de Karl Marx, a tendência petista faz 25 anos de fundação, e, em outubro, haverá eleições, apontadas como decisivas para os rumos do Brasil.

O vereador Iran Barbosa participou da abertura do Congresso, que teve como pontos centrais o debate de tática e organização para enfrentar a atual conjuntura de desmonte das políticas públicas e de ataques aos direitos sociais do povo brasileiro e dos trabalhadores, e ainda, reaproximar o PT da classe trabalhadora e dos movimentos sociais.

A pauta desta segunda etapa centrou-se em quatro temas: a) o atual momento da luta de classes no Brasil e no mundo; b) a tática sobre a atuação nas lutas sociais, na disputa eleitoral e na batalha cultural; c) os objetivos na construção e disputa de rumos do PT; e d) a construção da tendência petista Articulação de Esquerda.

Na abertura do evento, Iran Barbosa lembrou que um dos pontos fortes da AE é o debate como forma de fortalecer a tendência e as suas posições dentro do partido. “E o momento político e social que estamos vivendo no país exige exatamente isso de todos nós: o debate, com profundidade, dos problemas que estamos enfrentando para construir caminhos de fortalecimento do nosso partido para que ele volte a ser protagonista nas mudanças que o nosso país e o nosso povo, mais que nunca, precisam”, destacou.

Durante três dias, militantes discutiram conjuntura e fortalecimentos da AE e do PTDurante três dias, militantes discutiram conjuntura e fortalecimentos da AE e do PTHomenagem

Durante o Congresso da AE, a deputada estadual Ana Lúcia, que não mais concorrerá a reeleição, foi homenageada. Iran lembrou que foi incentivado pela Professora Ana Lúcia que ele ingressou na luta partidária.

“Foi graças a Ana Lúcia que ingressei no PT e junto com ela, construí a minha militância no movimento sindical, chegando a ser seu vice na direção do SINTESE, depois vindo a presidir o sindicato por duas vezes, tendo sempre a sua presença por perto, como conselheira e como companheira em tantas lutas que enfrentamos”, destacou.

“Ana Lúcia está nessa trajetória de luta há bastante tempo; eu mesmo já estou nessa caminhada há 30 anos, mas vejo ainda hoje, nesta companheira, o mesmo vigor de 30 anos atrás. E esse mesmo vigor juvenil, tenho certeza, estará presente nas nossas lutas ainda por muito tempo. Ana Lúcia continuará sendo imprescindível para todos nós”, ressaltou o vereador.