Imprimir
PDF

Iran Barbosa debate os 70 anos da Declaração de Direitos Humanos

Escrito por Valesca on .

Pin It

A palestra ocorreu no Colégio Estadual Coronel José Joaquim BarbosaA palestra ocorreu no Colégio Estadual Coronel José Joaquim BarbosaNa manhã desta quarta-feira, 09, o Vereador Iran Barbosa (PT), que também é professor de História, participou de evento promovido como programação da Disciplina "Projeto de Vida", que integra o currículo do Colégio Estadual Coronel José Joaquim Barbosa, localizado no município de Siriri.

O vereador e deputado estadual eleito atendeu ao convite dos professores da escola para debater "Os 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos", tema desenvolvido com a participação de alunos do Ensino Médio.

"Entendo como fundamental que os professores mobilizem os seus alunos para debaterem a temática dos Direitos Humanos, sobretudo num período em que há setores da sociedade que tendem a minimizar a centralidade desses direitos na marcha civilizatória da humanidade", afirmou o parlamentar.

Iran fez um breve histórico das gerações de direitos, enfatizando o aspecto histórico-social das conquistas humanas, passando pelos direitos individuais, direitos políticos, direitos sociais e chegando até a atual geração dos conhecidos direitos difusos. Destacou o cenário pós Segunda Guerra no qual se insere o surgimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos, pontuando que o seu advento se dá como contraponto aos discursos e práticas de ódio, de segregação e fascistização tão recorrentes em alguns setores da sociedade contemporânea. Além disso, Iran contextualizou o momento político nacional na luta pelo respeito e valorização aos Direitos Humanos.

Horta na escola

Na oportunidade, o vereador também foi convidado a conhecer o resultado de um outro projeto desenvolvido pela comunidade escolar intitulado "Cultivar e comer, é só aprender!". A iniciativa, além da preocupação com a aprendizagem e com a produção de alimentos saudáveis para a própria comunidade, tem uma preocupação ambiental que passa pela formação de hábitos comprometidos com o bom aproveitamento de resíduos orgânicos produzidos na escola, reaproveitamento de água dos aparelhos de ar-condicionado, tudo dentro de uma concepção de preservação ambiental e destinação adequada do lixo que a unidade de ensino produz.

"Já assumi o compromisso de aprofundar a divulgação e promover o estímulo a outras iniciativas dessa natureza nas escolas do nosso Estado. O trabalho qualificado aqui desenvolvido tem produzido bons frutos e precisa virar referência em nossa rede de ensino", disse o deputado petista, que iniciará seu mandato na Assembleia Legislativa no próximo dia 1°.

Notícias relacionadas