Imprimir
PDF

No Dia Nacional da Saúde, Iran destaca ações do seu mandato para o setor

Escrito por Valesca Montalvão | Foto: César de Oliveira on .

Pin It

Iran fez um resumo de suas ações na área da saúdeIran fez um resumo de suas ações na área da saúdeNo último dia 5 de agosto, data em que é comemorado o Dia Nacional da Saúde, o vereador Iran Barbosa (PT) destacou ações do seu mandato voltadas para essa área, que sempre foi um dos pilares da sua atuação.

O parlamentar lembrou de três Leis Municipais de sua autoria: a Lei Nº 4.697/2015, que estabelece diretrizes para a Política Municipal de Atendimento às Mulheres com Problemas de Vícios, especialmente alcoólatras e viciadas em drogas; a Lei Nº 4.698/2015, que institui a “Semana Municipal de Apoio a Mulheres Vítimas de Câncer de Mama”; e a Lei Nº 4.714/2015, que dispõe sobre a publicidade das listas de espera relativas aos procedimentos médicos de responsabilidade da Administração Municipal.

“Foram três proposituras voltadas diretamente para a população. Também fui autor da Indicação n° 65/2014, que propôs ao Executivo o pagamento do Piso Salarial Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes Comunitários de Combate às Endemias de Aracaju”, explicou.

Durante a gestão de João Alves Filho, o parlamentar denunciou, ano a ano, a redução orçamentária para o setor, feita pelo Poder Executivo, mesmo com o aumento das taxas e impostos sobre os contribuintes, como também denunciou o conteúdo do Projero de Lei 121/2015, que alterava a tabela de vencimento básico do Auxiliar de Enfermagem do Programa de Saúde da Família do município de Aracaju, prejudicando esses profissionais.

“Também fui autor de emendas que impediram, na gestão de João Alves Filho, que o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, que alterou o Programa Pró-Mulher, Pró-Família: Mais Saúde, Mais Vida, retirasse a realização de consultas e tratamentos odontológicos e oftalmológicos, e suprimisse a realização de ultrassonografia obstétrica do rol de ações do Programa”, lembrou.

Ainda na gestão de João Alves, Iran Barbosa votou contra o Projeto de Lei nº 118/2013, de autoria do Executivo, que admitiu a entrada das Organizações Sociais (OS's), em atividades próprias de Estado, como é o caso da Saúde.

Valorização profissional

A valorização profissional da categoria é uma luta constante do parlamentar.

“Faço, permanentemente, a defesa da valorização profissional dos trabalhadores da área da Saúde do município, defendendo a pontualidade dos seus pagamentos. No ano passado, apoiei, integralmente a luta dos profissionais da área, na longa greve das categorias, que estavam reivindicando direitos”, relembrou.

O vereador também participa de debates públicos e audiências com representantes dos poderes, reuniões com dirigentes sindicais e atos públicos em defesa da qualidade da saúde municipal e dos direitos dos trabalhadores da área, entre outras ações importantes neste setor, como a visita recente que fez à Unidade de Saúde da Família Niceu Dantas, no Mosqueiro.

“Foi nessa visita que pude constatar a inadequação do imóvel em que os serviços estão sendo prestados à comunidade, quer seja pela falta de espaço adequado para atender aos usuários, quer seja pela dificuldade de acesso para muitos dos moradores da região. Já dei os encaminhamentos necessários para buscar resolver esses problemas ”, relatou o vereador.

Notícias relacionadas