Iran Barbosa destaca lançamento do documentário sobre Manoel Bomfim

0
1038

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) destacou o lançamento do documentário ‘Por que não se fala em Manoel Bomfim?’, sobre a vida e obra do pensador sergipano, que acontecerá hoje, 23, às 18h, no Centro Cultural Aracaju, na Praça General Valadão. O discurso do deputado Iran aconteceu no Plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira.

Iran ressaltou que o título da obra audiovisual é bem sugestivo e desafiador, produzindo inquietações sobre os porquês do “esquecimento” do legado de Manoel Bomfim, marcado pelo caráter revolucionário dos seus pensamentos.

“Manoel Bomfim foi considerado por Darcy Ribeiro como ‘o pensador mais original da América Latina’. De lá até os tempos atuais, a pergunta que se faz é, justamente, a que intitula o documentário”, afirmou.

O deputado Iran fez um breve resumo da vida de Manoel Bomfim, pontuando as contribuições deixadas pelo sergipano.

“Manoel Bomfim foi um intelectual com contribuição em diversas áreas, como a medicina, psicologia, educação e comunicação, e sua obra precisa ser melhor divulgada e conhecida”, disse.

Iran Barbosa parabenizou o cineasta que dirigiu o documentário, o argentino radicado há anos no Brasil, Carlos Pronzato, convidando toda a sociedade sergipana para o lançamento do trabalho, que é construído a partir de pesquisa histórica e entrevistas com estudiosos de Manoel Bomfim, contando com depoimentos de diversos intelectuais e estudiosos de Sergipe.

Por fim, Iran chamou a atenção para o fato de que o Centro Cultural Aracaju também estará exibindo a Exposição intitulada ‘Vida e Obra de Manoel Bomfim’, uma contribuição da ex-deputada e professora Ana Lúcia.

Com informações Opera Mundi