Deputado Iran Barbosa apresenta Moção de Protesto ao conteúdo de entrevista de Ministro

0
923
Para Iran, Governo Federal está manipulando dados e utilizando informações falsas para justificar ataques à educação pública

Após o ministro da Casa Civil da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, divulgar dados falsos referentes à Universidade Federal de Sergipe (UFS) para tentar justificar o corte realizado pelo governo no orçamento da pasta do Ministério da Educação, o deputado Iran Barbosa (PT) manifestou repúdio ao conteúdo inverossímil das suas declarações, na tarde desta segunda-feira, 6, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe.

De acordo com o parlamentar, o Governo Federal está manipulando dados e utilizando informações falsas para justificar o grande ataque que faz à Educação Pública, quando diminui e retira investimentos do setor.

“Nós não podemos admitir que o ministro da Casa Civil ocupe os meios de comunicação para falar inverdades sobre a Universidade Federal de Sergipe, buscando justificar o corte de verbas para a Educação do nosso povo. Esse é um crime contra a Educação, é um crime contra o desenvolvimento da nação”, assegurou Iran.

“Universidade é um espaço de exercício de democracia e de formação. Pessoas pensantes e críticas não interessam a esse governo ”, afirmou.

Dados

Durante o discurso, o deputado Iran apresentou alguns dados sobre a Universidade.

“A UFS teve 89 cursos de graduação avaliados entre os anos de 2015, 2016 e 2017, sendo 35,95% com notas acima de 3; 25,84% com nota 4; e 10,11% com nota 5. A Universidade Federal de Sergipe possui 54 programas de pós-graduação e esse número saiu de 10, em 2007, para 54, em 2018. Além disso, a Universidade possui 4 programas de pós-graduação com nota 5 e 90% dos/as mestres/as e doutores/as de Sergipe são da UFS”, detalhou.

Ainda segundo as informações apresentadas, de 16 bolsistas de produtividade e desenvolvimento tecnológico de Sergipe, 11 são da UFS; a única aluna vencedora serfipana do Prêmio de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq é da UFS; a Universidade é a 6º do Nordeste e a 38ª do Brasil entre as melhores.

“Os dados mostram que a Universidade Federal de Sergipe é motivo de orgulho para os sergipanos. Estamos diante de uma tentativa de configurar a UFS como uma universidade sem qualidade e sem padrão, o que não corresponde à realidade. Onyx Lorenzoni fala de uma Universidade que não existe, que ele não conhece porque a UFS não é o que foi divulgado”, refutou Iran.

“São 50 anos de contribuição para o desenvolvimento educacional, cultural, social, econômico e democrática do nosso estado”, enfatizou.

UFS e UNIT

Para Iran, a tentativa de plantar uma rivalidade entre a UFS e a Unit foi mais uma atitude infeliz do governo federal.

“Sou defensor da Universidade Pública, mas reconheço o papel e a importância da Unit no cenário educacional sergipano. Por isso, o governo não pode colocar em posição de disputa duas universidades que são importantes para o nosso Estado. Nós não cairemos nessa armadilha, não cederemos a mais esse estímulo à guerra de posições que o governo federal tenta fazer e focaremos no enfrentamento à política de desresponsabilizaçâo deste governo com Educação Pública e na luta contra a retirada de investimentos para o setor educacional”, disse.

Visita do reitor da UFS

Iran reforçou a importância da visita do reitor da UFS, Angelo Antoniolli, para que possa apresentar, na Assembleia Legislativa, os dados sobre a Universidade.

“Já fui informado pela Mesa Diretora que no próximo dia 16 de maio, o reitor Angelo Antoniolli virá para esta Casa apresentar os dados reais sobre a UFS e essa apresentação é mais do que fundamental para que as pessoas não sejam iludidas por frases mentirosas e informações distorcidas”, afirmou.

Por fim, o deputado informou que apresentou uma Moção de Protesto às declarações inverídicas do ministro Onyx Lorenzoni.

“A UFS é patrimônio do povo. Atacar a UFS é atacar o que melhor se produziu em relação ao acesso à ciência, à tecnologia, à cultura e ao saber. Um país que investe contra a própria educação é um país que pretende continuar em um caminho de subalternidade internacional. A educação tem que ser pública, gratuita e de qualidade. Registro aqui o meu protesto”, finalizou Iran Barbosa.