Iran Barbosa participa de Ato em defesa do SUAS

0
460

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) participou, na tarde da quinta-feira, 3, de forma virtual, do Ato Público Pluripartidário em defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O evento teve como objetivos debater a importância da aprovação do projeto de Lei Nº 4292/2020, em tramitação na Câmara dos Deputados, que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao reforço do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); incentivar a formação de Frentes Parlamentares estaduais e municipais; e fortalecer a Frente Estadual em defesa do SUAS.

“Na condição de deputado estadual estarei dialogando com os parlamentares federais sobre a importância da aprovação desse projeto, ressaltando a urgência da votação”, disse.

Iran defendeu que a política de assistência deve ser prioridade e ter garantia de recursos orçamentários, pontuando que a Assistência Social quando é tratada com seriedade e com prioridade repercute no sucesso do conjunto amplo de outras políticas públicas.

“Quero manifestar a minha adesão a essa luta e parabenizar todos os responsáveis pela promoção deste ato: a Frente Estadual em Defesa do SUAS e da Seguridade Social, as entidades representativas dos assistentes sociais, gestores, trabalhadores e usuários do SUAS,  enfim, todos e todas que se empenham pelas causas da Assistência”, manifestou.

O petista colocou o mandato à disposição para fortalecer as políticas de Assistência Social e reverter o quadro em andamento de desmonte e destruição dessas políticas.

“O mandato que represento já está articulando, desde o ano passado, a criação da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS e da Seguridade Social, demanda apresentada no último congresso realizado em Sergipe. Todas as tratativas já foram feitas para a criação e estávamos articulando o momento do lançamento, porém estamos esperando esse momento de pandemia passar. Inclusive, a articulação era para que o lançamento da Frente coincidisse com a entrega do Título de Cidadã Sergipana à ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Márcia Lopes”, informou.

“É um momento de articularmos força e unidade. Agradeço a oportunidade de estar participando deste ato e coloco o mandato que represento inteiramente à disposição para as pautas da Assistência e da Seguridade Social”, concluiu Iran Barbosa.

O Ato Público Pluripartidário foi promovido pela Frente Estadual em Defesa do SUAS e da Seguridade Social, pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, pelo Conselho Estadual de Assistência Social, pela Secretaria de Estado da Inclusão e da Assistência Social e pela vice-governadoria do Estado de Sergipe,  com participação do Fórum Estadual de Trabalhadoras/es do SUAS e Fórum Estadual de Usuários do SUAS e outras entidades da política de assistência social nacional e estadual.