Iran Barbosa cobra regulamentação da Lei que institui a Semana Estadual Jornalista Cleomar Brandi

0
543

Aproveitando a passagem do Dia do Jornalista, nesta quarta-feira, 7, o deputado estadual Iran Barbosa ( PT) dedicou o seu discurso na Assembleia Legislativa de Sergipe para homenagear a categoria. O parlamentar também cobrou a regulamentação da Lei Nº 8.541/2019, de sua autoria, que institui o Dia Estadual do/a Jornalista e a Semana Estadual do Jornalista Cleomar Brandi, no âmbito do Estado de Sergipe.

Iran destacou que neste 7 de Abril também se comemora o  Dia Mundial da Saúde, entendendo  que há uma conexão profunda, sobretudo neste momento, em celebrar as referidas datas comemorativas, pois diante dos ataques feitos, pelo governo federal, ao exercício da liberdade de imprensa e a sua disposição para a difusão de ideias distorcidas e inverídicas sobre o coronavírus, seus efeitos e seu tratamento, resultando em campanha de desinformação; os jornalistas, eticamente comprometidos com a defesa da verdade, têm combatido essa política de desinformação, garantindo à sociedade a divulgação da informação precisa e correta.

“Especialmente, nestes tempos, o direito fundamental à informação de qualidade se confunde com o direito à própria vida! Isso nos coloca numa posição de reconhecimento e respeito a todos os jornalistas que fazem da verdade a matéria do seu fazer profissional, pautando-se pelos princípios que regem o verdadeiro jornalismo, garantindo o exercício da democracia”, afirmou.

“Gostaria de parabenizar todos os jornalistas que exercem sua profissão comprometidos com a construção de uma sociedade livre, justa e igualitária. Os profissionais da comunicação merecem toda a nossa atenção e o nosso respeito”, manifestou Iran Barbosa.

Dia Estadual do Jornalista

Iran Barbosa destacou, também,  que hoje é comemorado, em Sergipe, o Dia Estadual do Jornalista, fruto da Lei Nº 8.541/2019, de sua autoria, que também institui a Semana Estadual do Jornalista Cleomar Brandi.

“Além de rememorar a lei que aprovamos nesta Casa, gostaria de apelar ao Poder Executivo para que nós possamos ter a sua regulamentação. Para tanto, apresentarei uma Indicação dirigida ao governador. O objetivo da lei vai além de fixar no calendário do estado de Sergipe a data comemorativa, devendo ser promovida uma semana voltada para o tema do jornalismo com o intuito de estimular reflexões e discussões acerca desta importante profissão”, disse.

“Vou aproveitar também esta oportunidade para homenagear o jornalista Gilson Sousa, autor do livro “Cleomar Brandi, uma vida inteira”. Gostaria de parabenizá-lo por essa iniciativa, registrando a história de vida de uma referência para os jornalistas sergipanos”, disse Iran Barbosa.