Iniciativa de Iran Barbosa cria oportunidades para adolescentes da Fundação Renascer

0
366
Emenda parlamentar garantiu cursos de formação para 60 adolescentes | Foto: Divulgação

“Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos”. A frase do orador grego Demóstenes, apesar de distante no tempo (o orador ateniense viveu entre os anos 384 e 322 a.C.), ilustra bem a janela que se abriu para adolescentes da Comunidade Socioeducativa de Internação Masculina (Casem), unidade administrada pela Fundação Renascer, ao serem contemplados, na semana passada, com certificados de conclusão de curso em Vendas e Divulgação de Produtos, e em Serviços em Redes Sociais.

Com carga horária de 48 horas, os cursos de capacitação foram promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e foram desenvolvidas como parte da aplicação de recursos da ordem de 30 mil reais, oriundos de emenda parlamentar, destinada pelo deputado estadual Iran Barbosa, do PT, no Orçamento Anual do Estado.

“Essa foi uma das muitas emendas que destinamos, no Orçamento do Estado para este ano, à área da Assistência Social, por entender que este é um setor que precisa, de fato, de recursos para atender às muitas demandas sociais existentes; entre estas, a política de atendimento aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e que precisam de formação e capacitação que lhes permitam ampliar horizontes e encontrar seus espaços no mundo do trabalho, caso assim desejem, quando deixarem a unidade socioeducativa. Tenho certeza que, com educação, apoio e oportunidades, suas vidas podem mudar significativamente”, afirma o parlamentar petista.

A emenda do deputado Iran Barbosa à Fundação Renascer foi destinada ao preenchimento de 60 vagas em cursos de aprendizagem profissional do Senai, que já foram contempladas pelos adolescentes em privação de liberdade, incluindo também os cursos de Técnicas de Polimento e Cristalização, e de Técnica de Vendas.

Vulnerabilidade social

O diretor Operacional da Fundação Renascer, Antônio Carlos Viana de Azevedo, enalteceu a sensibilidade do parlamentar à causa dos adolescentes em privação de liberdade, destacando que a maioria vem de realidades de extrema vulnerabilidade social e com pouca ou quase nenhuma oportunidade de formação profissional.

“Ficamos muito felizes com essa emenda para cursos profissionalizantes que são de grande importância para esses meninos cumprindo medidas socioeducativas. Como se sabe, esses adolescentes vivem em condições de grande vulnerabilidade social nas cidades de onde vieram, aqui do estado de Sergipe. Por esta razão não têm acesso à educação de qualidade ou à profissionalização e, portanto, têm dificuldades de acesso ao mercado de trabalho”, explicou.

“Sendo assim, esses cursos têm uma importância gigantesca para eles, porque geram para esses adolescentes outras oportunidades para a vida profissional e pessoal deles. Esses cursos que eles fizeram graças aos recursos da emenda parlamentar podem colocar, de imediato, esses adolescentes no mercado de trabalho e, para nós, isso é muito importante. Esperamos que outras emendas possam ser empenhadas e que a gente possa prosseguir com esses cursos, ajudando esses adolescentes a vislumbrarem novas perspectivas, com oportunidades de desenvolvimento pessoal, profissional e social”, enfatizou Antônio Carlos.