Pautas das comunidades quilombolas de Brejo Grande são discutidas na Seagri

0
433
Para Iran a Seagri tem papel importante no fomento às potencialidades dos territórios quilombolas

Na tarde da segunda-feira, 29, o deputado estadual Iran Barbosa, do PT, esteve na Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), acompanhando lideranças de associações dos Territórios Quilombolas de Brejo Grande, para dialogar com o secretário Zeca da Silva sobre problemas que têm afetado as comunidades quilombolas daquela região, especialmente os relacionados a execuções do Projeto Dom Távora, do governo do Estado de Sergipe, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, que está em fase de conclusão.

“São muitos os problemas nas comunidades daquele Território, especificamente, alguns remanescentes da execução do Projeto Dom Távora, que está praticamente sendo concluído, mas deixou algumas pendências que precisam ser resolvidas. E, óbvio, aproveitando a presença do secretário, outras demandas daquelas comunidades também foram apresentadas”, detalhou o parlamentar.

Iran Barbosa agradeceu a atenção do secretário Zeca da Silva às demandas apresentadas e destacou que foi feito o convite para que o titular da Seagri pudesse visitar as comunidades e verificar “in loco” os problemas apontados pelas lideranças quilombolas, alguns dos quais, de solução relativamente simples; mas também, para conhecer de perto os vários potenciais da região.

“Os problemas são muitos, mas também há potenciais incríveis naquela bonita região do estado de Sergipe. Aquela região tem potencial econômico, turístico e lá despontam criatividade e muitas atividades para a economia do nosso estado e que precisam ser reconhecidas e estimuladas. O secretário já se comprometeu em fazer essa visita, porque a Secretaria de Agricultura tem um papel importante de apoio e divulgação desses potenciais oriundos das atividades desenvolvidas pelos pequenos produtores”, apontou o deputado, afirmando, ainda, que seguirá acompanhando os desdobramentos junto com os representantes das associações do Território Quilombola de Brejo Grande.

“Seguirei acompanhando os desdobramentos dessas demandas apresentadas pelas lideranças quilombolas na reunião porque essas comunidades estão sofrendo muito, pela falta de água, pela falta de assistência, e pelas perseguições, porque o Incra não está executando as suas políticas da forma que deveria para garantir às famílias os direitos que estão assegurados na lei e na Constituição”, afirmou o parlamentar petista.