Alese aprova proposta de Iran para adoção de câmera corporal policial em Sergipe

0
306
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Em votação realizada na manhã desta quarta-feira, 22, foi aprovada, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a Indicação nº 580/2022, de autoria do deputado Iran Barbosa, do Psol,  direcionada ao governador do Estado, Belivaldo Chagas, e ao secretário de Estado de Segurança Pública, João Eloy de Menezes, propondo a adoção de todos os atos administrativos necessários para a implantação da “câmera corporal policial” em todos os agentes de segurança pública no Estado de Sergipe, seja ele civil ou militar.

De acordo com o parlamentar autor da Indicação, a “câmera corporal policial” é uma experiência já utilizada em outros estados e que vem obtendo resultado satisfatório, ocasionando a diminuição de resistências às abordagens policiais e, por consequência, dos confrontos entre agentes do Estado e possíveis infratores.

“Batalhões policiais, a exemplo da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que utilizam o equipamento tiveram uma redução de 87% nas ocorrências de confronto. Na ROTA, que é batalhão específico de São Paulo, houve uma redução da letalidade policial da ordem de 89%. Além disso, os batalhões equipados com o sistema melhoraram os indicadores de produtividade policial. Nas unidades com câmeras corporais, os flagrantes aumentaram 41,4% e as apreensões de armas de fogo subiram 12,9%”, explica Iran Barbosa, que agradeceu aos colegas parlamentares a aprovação, por unanimidade, da sua propositura.

“Esta é uma Indicação para a qual esperamos que o Governo de Sergipe envide todos os esforços para atendê-la e colocá-la em prática, pelo alcance positivo que pode imprimir dentro das nossas polícias e na política de Segurança Pública do nosso Estado. Tenho certeza que esta é uma iniciativa bem-vista dentro da Secretaria de Segurança Pública, até porque estive com o secretário João Eloy, no último dia 7 de junho, e, na oportunidade, dialogamos sobre o teor da Indicação e ele demonstrou interesse na iniciativa, arguindo apenas a necessidade de financiamento para a sua implantação”, afirmou o deputado Iran Barbosa.