Audiência debate cultura do Hip Hop

0
1112

Por Aldaci de Souza – Rede Alese

O deputado Iran Barbosa (PT) vai realizar na próxima sexta-feira, 18, a partir das 9h no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, uma audiência pública com a finalidade de debater a cultura do hip hop, que ainda sofre preconceito.

Segundo o parlamentar, a audiência pública, cujo tema é: “O Hip Hop como elemento de cultura, educação e cidadania”, contará com a presença de jovens que estão promovendo a cultura em Aracaju e em todo o estado de Sergipe.

“Esses jovens acreditam que para nós enfrentarmos os problemas que a juventude tem enfrentado no seu dia-a-dia, é necessário que tenhamos acesso á cultura e venhamos a garantir o protagonismo juvenil”, afirma.

Iran Barbosa acrescentou ter feito a proposta para a realização do evento no plenário da Alese, por entender que a cultura popular precisa ter espaço.

“A cultura juvenil tem que ser valorizada, sobretudo quando está vinculada à população jovem, negra, da periferia e de todos os bairros das cidades. Não podemos negar espaço para essa cultura porque tem sido isso que temos observado: os níveis de exclusão cultural no Brasil são elevadíssimos, de acesso à biblioteca, ao teatro, ao cinema. Mas a cultura produzida por jovens da periferia, dos bairros, vem sendo extremamente negligenciada”, lamenta.

O parlamentar acrescentou que a ideia é trazer os jovens que estão elaborando todo esse processo de disputa por espaço cultural na no estado, para falar sobre as suas experiências. “E para dizer como enfrentam essa dura realidade de discriminação, desrespeito e falta de construção de alternativas para a produção cultural, juvenil, negra e periférica”, enfatiza.

Palestrantes

Algumas pessoas foram convidadas para falar na audiência sobre a cultura do hip hop, entre eles: os ativistas do movimento, Gerffeson Santo Santana (Mano Sinho) e Iza Jakeline Barros (Negratcha); a MC e estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Yala Thamires Souza Santos, o rapper e advogado Thiago Borges e o rapper e apresentador Anderson Clayton Passos (Hot Black).