Iran defende a solidariedade como princípio de imunização global durante votação de projeto para compra de vacinas

0
505
Iran defendeu que a política de imunização mundial tem que ser baseada no princípio de solidariedade entre os povos

Nesta quinta-feira, 18, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou o Projeto de Lei Nº 61/2021, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o estado de Sergipe a celebrar operação contratual para fornecimento de vacinas contra o Covid-19, desde que autorizadas pela Anvisa.

O deputado estadual Iran Barbosa (PT), que votou favoravelmente ao projeto, analisou cenários da vacinação e defendeu a adesão em massa à imunização como o caminho para a saída da pandemia.

Ao analisar o Projeto, durante a sua votação, Iran defendeu que a política de imunização mundial tem que ser baseada no princípio de solidariedade entre os povos. Para ele, essa é uma lógica que precisa ser compreendida e deve ser determinante na definição das políticas de Estado no mundo inteiro, para o enfrentamento da Covid-19.

O parlamentar refutou também a lógica acumuladora praticada por alguns países ricos que compram doses de vacinas superiores à quantidade necessária para a vacinação de suas populações, o que limita o acesso de outros países à vacina, ressaltando que ninguém no mundo estará seguro enquanto todos não estiverem seguros, até porque o problema em haver partes do mundo sem imunização em massa contra a covid-19 é o caminho para o surgimento de variantes que resistem ao efeito das vacinas.

“Se não tivermos uma ação conjunta, solidária e bem planejada entre as nações, corremos o risco de termos parcelas da população vacinadas, mas que continuarão enfrentando o surgimento de novas variantes do Coronavírus, pela falta de acesso ao imunizante em outros locais do planeta, o que poderá colocar em risco o processo global de imunização, como tem sido advertido pelos especialistas”, salientou o deputado.