O deputado estadual Iran Barbosa, PT, defendeu a manutenção da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados em Sergipe – Fafen-SE – como empresa pública, funcionando e a serviço do povo sergipano. Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 20, o parlamentar se colocou contrário a hibernação, fechamento ou arrendamento da planta, localizada em Laranjeiras, à iniciativa privada, como ensaia o governo federal.

Iran lembrou que os trabalhadores, através do Fórum em Defesa da Fafen, vêm construindo a resistência contra qualquer tentativa de privatização ou fechamento da unidade de fertilizantes da Petrobras. O petista destacou também que, já no dia da posse dos deputados sergipanos, articulou uma ‘Carta-compromisso em Defesa da Fafen’, buscando construir uma unidade dos parlamentares estaduais em torno da causa.

“A maioria dos deputados já assinou essa carta, e os que ainda não assinaram, foi mais por falta de oportunidade. Não encontrei nenhuma resistência dos colegas, muito pelo contrário. Mesmo aqueles que divergem em um ou outro ponto, fizeram questão de assinar porque entendem a importância da Fábrica”, explicou Iran.

Audiência Pública

Diante da possibilidade da Petrobras fechar ou vender suas unidades de produção de nitrogenados (além de Sergipe, a estatal tem fábricas de fertilizantes em Camaçari-BA e Araucária-PR), o deputado Iran Barbosa e o deputado federal João Daniel (PT) promoverão, na próxima segunda-feira, dia 25, das 9 às 12 horas, no plenário da Assembleia Legislativa, uma Audiência Pública, com participação do ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, que tratará da questão, defendendo a manutenção das estatais de fertilizantes nitrogenados como estratégicas e essenciais para as economias locais e para a soberania do país nesse setor.

“Vamos ter, nessa Audiência Pública, mais um espaço para defender a Fafen. Espero contar com a presença de todos os parlamentares e daqueles que se somam a essa luta não apenas na perspectiva da defesa de uma empresa pública e de seus empregados, mas pelo que significa a Fafen para as economias sergipana e brasileira e para a soberania alimentar do povo brasileiro”, enfatizou o parlamentar.

Sem negociata

Iran Barbosa aproveitou para chamar a atenção para uma construção que já vem sendo feita nos bastidores em relação a situação da Fafen de Sergipe. O parlamentar apontou que existem movimentações no sentido de colocar em negociação a garantia de manutenção da Fafen funcionando, mas a contrapartida seria a bancada federal sergipana apoiar a proposta de Reforma da Previdência do Governo Federal enviada nesta quarta-feira (20) ao Congresso Nacional.

“Circula nos meios políticos que existe ensaio dessa natureza. Quero dizer que o povo de Sergipe não aceita negociata com a Fafen, nem com a Previdência. Ninguém poderá usar o argumento de que a moeda de troca para votar favorável à Reforma da Previdência de Bolsonaro é garantir a Fafen aberta e funcionando. Não vamos aceitar isso. Nós queremos as duas coisas: uma Previdência séria, pública e comprometida com os direitos dos trabalhadores, e queremos também a nossa Fafen estatal e funcionando a todo vapor”, afirmou Iran Barbosa.