Processos de hibernação e privatização da Fafen serão tema de Audiência Pública

0
660

Por Valesca Montalvão

A produção da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen), instalada no município de Laranjeiras, está parada em razão do processo de hibernação determinado pelo Governo Federal com vistas à privatização. Para discutir as consequências desse cenário, será realizada uma Audiência Pública, na próxima segunda-feira, 25, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, às 9 horas. A audiência é uma iniciativa do deputado estadual Iran Barbosa (PT) e do deputado federal João Daniel (PT), em conjunto com o Sindicato dos Petroleiros de Sergipe (Sindipetro), a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Com o tema “A hibernação e os riscos de privatização da Fafen”, a Audiência contará com a palestra do ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli, e será um espaço de diálogo em defesa da Fafen Pública. 

O deputado estadual Iran defende que a Fafen é um patrimônio do povo e que o processo de hibernação, fechamento ou arrendamento da planta acarretará em prejuízos à economia sergipana e à própria soberania alimentar do nosso povo.

“É importante ressaltar que essa luta não é apenas na perspectiva da defesa de uma empresa pública e de seus empregados, mas pelo que a fábrica representa para a economia sergipana e brasileira, assim como para a soberania alimentar. Queremos uma Fafen forte e pública”, defendeu.

“No entorno da Fafen, há inúmeras fábricas misturadoras e produtoras de fertilizantes, além de outras empresas prestadoras de serviços e de suporte às operações da estatal. Isso significa que qualquer iniciativa de privatização e de desmonte é incompreensível e não se justifica já que vai ampliar o desemprego e destruir toda uma cadeia produtiva em um momento de profunda crise. Além de tudo isso, o Brasil ainda importa mais de 60% dos fertilizantes que utiliza e fechar a Fafen significa piorar, ainda mais, esse cenário”, afirmou Iran.

O parlamentar parabenizou os trabalhadores que estão resistindo, através do Fórum em Defesa da Fafen, buscando construir uma unidade contra essa iniciativa do Governo Federal e convidou todos para participarem da Audiência Pública.

“Contamos com a presença dos trabalhadores, dos movimentos sociais, dos parlamentares e da sociedade civil. Agora é a hora de defender a Fafen e barrar essa iniciativa que está em curso”, convidou Iran Barbosa.