Iran Barbosa defende a permanência da língua espanhola no currículo escolar

0
749
Para Iran, continuidade do ensino do espanhol nas escolas públicas do Estado é essencial para ampliar horizonte dos alunos

O deputado estadual e professor Iran Barbosa, do PT, acompanhado de sua assessoria, participou, na manhã desta quinta-feira (07), da reunião entre a comissão de professores do “Movimento Fica Espanhol Sergipe” e o secretário de Educação do Estado, Josué Modesto dos Passos Subrinho. Na pauta da discussão, a manutenção do ensino da Língua Espanhola no currículo das escolas da Rede Estadual de Ensino e a realização de concurso para professores desse idioma com vistas a suprir as necessidades futuras da rede. A reunião aconteceu na Secretaria de Estado da Educação (SEED) e contou com a participação, também, da diretora do Departamento de Educação, Ana Lúcia Muricy.

Iran Barbosa, que participou a convite da comissão de professores de espanhol, lamentou que, na Lei 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Ministério da Educação (MEC) tenha optado por tornar apenas o inglês o idioma constante da Parte Comum do Currículo nacional.

“Diante disso, é importante assegurar, como política de Estado, que a língua espanhola continue a ser ensinada na Parte Diversificada do Currículo das escolas da Rede Estadual de Sergipe. Por isso, tanto a comissão de professores quanto o meu mandato estão à disposição para construir esse diálogo e ver os caminhos legais para garantir que isso aconteça”, destacou Iran.

A professora doutora Doris Cristina Vicente da Silva Matos, coordenadora do colegiado de Espanhol do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal de Sergipe e uma das lideranças do “Fica Espanhol Sergipe”, cobrou do secretário o atendimento à Indicação 191/2018, da então deputada Ana Lúcia (PT), que solicitava ao governador do Estado, Belivaldo Chagas, e também ao secretário de Educação o atendimento à pauta do Movimento.

“Queremos a manutenção do ensino do espanhol nas nossas escolas, mas também que se possa realizar concurso público para garantir, no futuro, que os professores que forem saindo ou se aposentando, possam ser substituídos, porque, hoje, o atual governo pode garantir o ensino do idioma espanhol nas escolas da Rede, mas um próximo governo pode não querer. Por isso, uma lei estadual seria importante para assegurar essa continuidade”, defendeu Doris Cristina.

Josué Modesto se colocou favorável ao pleito da comissão e assegurou que é de interesse da atual gestão a manutenção do ensino do espanhol nas escolas da Rede Estadual, que vem passando por um processo de levantamento de dados e redimensionamento.

“Ainda que tenhamos que assegurar, como primeira opção, o ensino do inglês no Ensino Médio, por força da legislação, é de nosso total interesse a continuidade da oferta do espanhol. Nós ainda estamos construindo o nosso currículo do Ensino Médio, então, é possível sim a manutenção dessa oferta. Mas sobre concurso para essa área, aí não podemos garantir, porque vai depender muito de estudos e das reais necessidades de cada escola e de toda a rede, o que é algo complexo”, disse.

O deputado Iran Barbosa reforçou o seu compromisso com a pauta e se colocou à disposição para continuar discutindo o assunto e contribuindo para assegurar que o espanhol continue inserido no currículo da Rede Estadual de Ensino como opção para os estudantes sergipanos.