Iran Barbosa recebe entidades representativas dos Nutricionistas de Sergipe

0
825
Iran defende que o governador encaminhe Projeto de Lei com a proposta de criação do cargo de Nutricionista

Considerando que a Alimentação Escolar deve ser tratada como uma política pública facilitadora do sucesso da Educação, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) esteve reunido, na manhã desta terça-feira, 4, com representantes do Sindicato de Nutricionistas e Técnicos em Nutrição do Estado de Sergipe (Sindinutrise), do Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN5) e do Observatório de Políticas Públicas de Combate à Pobreza e Garantia de Segurança Alimentar e Nutricional de Sergipe (Osanes). Na pauta, a busca da garantia da qualidade necessária para o Programa de Alimentação Escolar de Sergipe.

“A oferta desse programa apresenta inúmeros problemas, que passam pela falta renitente dos itens necessários para a formação do cardápio da alimentação escolar, pelas falhas na conservação e manuseio adequados dos alimentos que chegam às unidades de ensino e pela ausência dos profissionais necessários para a qualificada execução do programa”, afirmou Iran, na tribuna da Assembleia Legislativa, ao registrar a realização da reunião.

“Enquanto não criarmos o cargo de nutricionista e realizarmos o consequente concurso público para o preenchimento das vagas criadas, a comunidade escolar continuará enfrentando esses problemas. Não estamos oferecendo aos nossos alunos um cardápio nutricional voltado para a sua realidade e as suas necessidades e, sem os nutricionistas, não conseguiremos avançar na solução dessa questão”, ressaltou.

Iran Barbosa apelou ao governador Belivaldo Chagas para que encaminhe à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei com a proposta de criação do cargo de Nutricionista e a autorização para a realização do concurso público para preenchimento das vagas.

“Estou apresentando uma Indicação ao Poder Executivo, solicitando que adote essas medidas, visto que esta Casa não possui essa prerrogativa de Iniciativa de Projetos de Lei com esse teor. Aproveito para dialogar com os meu colegas parlamentares para que abracem essa pauta junto comigo”, solicitou.

Ao avaliar o encontro, a coordenadora geral do Sindinutrise, Mychelyne Guerreiro, destacou que “a reunião foi de suma importância porque o nosso objetivo é tentar assegurar o direito humano à alimentação adequada na rede pública de ensino, o que depende da atuação do nutricionista”.

O representante do CRN5 e do Osanes, Rodrigo Lopes, reforçou a importância da atuação profissional na oferta da Alimentação Escolar de acordo com as necessidades nutricionais dos alunos. “É preciso entender que é imprescindível o papel do nutricionista na Alimentação Escolar”, disse.