Iran apoia as preocupações do magistério estadual em relação à retomada das aulas presenciais

0
407

Na manhã desta terça-feira, 17, durante a Sessão Mista da Assembleia Legislativa de Sergipe, o professor e deputado estadual Iran Barbosa (PT) repercutiu e manifestou apoio à decisão dos professores e professoras da rede estadual de ensino em não retomar as aulas presenciais sem as condições seguras de trabalho. Para Iran, é necessário que a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) cumpra, de fato, as medidas e os protocolos determinados pelo documento ‘Diretrizes para as Atividades Escolares Presenciais’, que foi elaborado pela própria Secretaria.

De acordo com o parlamentar, as aulas na rede estadual estavam previstas para serem retomadas nesta terça-feira, 17. Ocorre que, em assembleia virtual realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese), na tarde da segunda-feira, 16, a categoria deliberou posição contrária ao retorno das aulas presenciais sem as medidas garantidoras da vida dos professores, demais trabalhadores, alunos e familiares.

“Gostaria de externar a minha preocupação e apoiar a decisão dos meus colegas de magistério. As preocupações são relativas à falta de condições das escolas para essa retomada, que perpassa por problemas estruturais, ausência de testagem em massa para a comunidade escolar, ausência de funcionários em número suficiente para atender às condições sanitárias necessárias aos cuidados contra o vírus, entre tantos outros problemas. A própria Seduc apresentou como imprescindíveis uma série de garantias, mas as informações do Sintese dão conta de que a secretaria não cumpriu, efetivamente, as medidas e os protocolos”, disse.

Por fim, Iran Barbosa solicitou ao secretário de Estado da Educação, Josué dos Passos Subrinho, que dialogue com a comunidade escolar em busca de uma retomada segura, respeitando a vida de todos.