Iran denuncia descaso com Magistério de Canindé

0
538
Foto: Joel Luiz/Alese

O Deputado Estadual Iran Barbosa usou a tribuna da Assembleia Legislativa, durante a sessão mista desta quarta-feira, 09, para falar sobre a situação pela qual passa o magistério público municipal de Canindé de São Francisco. O parlamentar esteve reunido, de forma virtual, com a categoria na última segunda-feira, 07, onde ouviu as demandas e angústias dos professores e professoras.

De acordo com a categoria, a Administração Municipal ainda não realizou o pagamento da metade do salário de novembro; ainda não reajustou o valor do piso salarial em 2020; ainda deve à categoria três parcelas do 13° de 2018; deve, também, o pagamento dos valores retroativos do piso salarial de 2016 (janeiro a maio), 2017 (janeiro a maio); e em relação aos anos de 2018 e 2019, estão em aberto os pagamentos do terço ferial e do sexto ferial de 2020 e Interiorização dos meses de abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro de 2020.

O petista fez um relato da atual realidade pela qual passa os professores e professoras do município e cobrou a mediação do Legislativo estadual.

“Nós estamos precisando fazer a mediação para que os problemas de desrespeito aos direitos dos trabalhadores de Canindé de São Francisco sejam superados. Canindé já foi o município que pagou o melhor salário das redes municipais do Estado de Sergipe. Hoje, a situação dos professores e professoras passa, inclusive, pela falta de recursos para fazer as compras para a garantia da alimentação. O salário é parcelado, inclusive com parcelas em atraso, o décimo terceiro não é pago, há dívidas trabalhistas de todo tipo, o que tem levado meus colegas a pedirem socorro”, explanou.

Para Iran a intervenção precisa dar uma solução concreta a esses problemas; essa é a expectativa nutrida por todos, e o parlamento estadual, o Ministério público e o executivo estadual devem acompanhar essa situação no município.

“Estou trazendo este debate até aqui porque entendo que precisamos dar evidência à necessidade de que o interventor, indicado pelo Governador, cujo nome foi aprovado nesta casa, a partir de um pedido de intervenção solicitado pelo Ministério Público, precisa dar uma resposta concreta e uma solução imediata para alguns problemas que estavam lá, afinal a expectativa passa por aí. É meu dever trazer esse debate aqui, para que possamos acompanhar e mediar, desejo e acredito que possamos superar esses problemas, mas é preciso uma resposta às demandas que os professores estão cobrando, espero que o Ministério Público também possa atuar nesse sentido, mas que antes disso exista a boa vontade administrativa para solucionar esses problemas”, cobrou.