100 anos de Paulo Freire: Iran promove webinário com participação da viúva do educador

0
836

Se vivo estivesse, o ano de 2021 seria muito especial para o educador, pedagogo, filósofo e escritor Paulo Freire, que completaria 100 anos, mais precisamente, no dia 19 de setembro. Para celebrar o centenário do patrono da educação brasileira e sergipana, falecido em 2 de maio de 1997, e dar início, em Sergipe, às comemorações do ‘Ano Cultural Paulo Freire’, o deputado e professor Iran Barbosa (PT) promove, nesta terça-feira, 26, às 19 horas, em sua página no Facebook, um webinário com o tema ‘O centenário de Paulo Freire e a importância do seu vasto legado’.

E para ocasião tão especial, o parlamentar convidou para debater o tema nada menos que Ana Maria Araújo Freire, a Nita Freire, como é mais conhecida, doutora em Educação pela PUC-SP, escritora e viúva do grande mestre. Nita Freire é a guardiã legal das obras do educador e responsável por manter vivo o seu legado. O webinário contará, também, com a colaboração dos professores sergipanos Flávio Nascimento, Sandra Beiju e Ângela Melo, vereadora por Aracaju; além do jornalista e doutor em Comunicação, Cristian Góes.

“Estamos trabalhando, desde o início do ano, para dar os primeiros passos na construção das comemorações do ‘Ano Cultural Paulo Freire’, que é fruto de uma lei de minha autoria, dialogando com os poderes Legislativo e Executivo do nosso estado para que essa importante data seja celebrada com atividades de caráter pedagógico e de resgate da vida e das obras desse grande educador brasileiro, lido e reverenciado em todo o mundo. Não podemos deixar essa data no esquecimento, até para enfrentarmos os discursos obscurantistas que, nesta triste quadra da nossa história, tentam atacar e apagar o legado de Paulo Freire. Não deixaremos que isso aconteça”, enfatizou Iran Barbosa.

“Neste webinário que promoveremos na terça-feira, 26, será um momento muito especial, por contarmos com a participação da querida Nita Freire, viúva do nosso grande mestre e responsável direta pelos direitos de suas obras, tendo abraçado a nobre missão de dar continuidade a elas”, disse o parlamentar, destacando, também, a participação dos professores Flávio Nascimento, Sandra Beiju e Ângela Melo, que têm vastas experiências no campo da educação a partir dos ensinamentos de Paulo Freire, assim como do jornalista Cristian Góes, estudioso do educador e do seu legado aplicado à área da Comunicação.

Serviço:

O quê: Webinário ‘O centenário de Paulo Freire e a importância do seu vasto legado’
Quando: 26/01/2021 – terça-feira – às 19h
Onde: Facebook.com/IranBarbosaOficial
Com quem: Iran Barbosa, deputado estadual; Nita Freire, educadora e viúva de Paulo Freire; professores Flávio Nascimento, Sandra Beiju e Ângela Melo; e o jornalista Cristian Góes.