Indicações de Iran Barbosa beneficiam São Cristóvão

0
348
Bica dos Pintos

O deputado estadual Iran Barbosa, do PT, apresentou, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), as indicações de números 421/2021, 422/2021 e 426/2021 que buscam atender demandas da população são-cristovense.

De acordo com Iran, as proposituras são fruto do trabalho desenvolvido pela assessoria parlamentar, que está em constante contato com a população dos diversos municípios e fazendo o levantamento dos problemas das localidades.

Reforma para a Bica dos Pintos

A primeira indicação, dirigida ao governador do Estado, Belivaldo Chagas, ao secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, e ao secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto Santos, solicita que, em parceria com a prefeitura de São Cristóvão, gestora do Parque Governador João Alves Filho, promovam a reforma completa do local, conhecido popularmente por “Bica dos Pintos”.

“O local é um espaço de lazer da comunidade e um bem coletivo da cidade histórica, que existe há mais de 5O anos, tendo sido, durante muito tempo, um dos principais pontos turísticos para visitantes de todo o estado de Sergipe, movimentando, inclusive, o comércio local, propiciando um espaço de lazer alternativo para os são-cristovenses e turistas, especialmente nos áureos tempos de realização do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), e que, infelizmente, já há algum tempo se encontra em situação de alarmante abandono, com áreas destruídas, acúmulo de lixo, estrada de difícil acesso, problemas decorrentes da falta de segurança, dificuldade no fluxo de água para o banho na bica, desestruturação nos banheiros e bares, tornando-se uma pauta frequente de reivindicações por melhoria em toda a sua estrutura”, explicou Iran.

A propositura sugere que a reforma inclua limpeza seletiva do lixo, controle e reflorestamento da área desmatada, construção de bares e quiosques padronizados, reforma da estrada de acesso ao local, disponibilização de destacamento policial permanente na área, construção de banheiros e revitalização de toda área ao redor do parque.

Recuperação do Atracadouro de Catamarã

Já a indicação de número 422 solicita que seja realizada a recuperação do Atracadouro de Catamarã e de todo o seu entorno.

“Essa é uma necessidade nesta localidade, tendo em vista que se trata, também, de um outro importante instrumento público de fomento ao lazer da população local, assim como uma importante ferramenta para impulsionar o turismo, impactando diretamente no desenvolvimento socioeconômico da região. Além disso, é obrigação do Estado de Sergipe manter, conservar de acordo com a legislação pátria o patrimônio histórico, cultural, artístico e turístico”, justificou.

A propositura é dirigida ao governador do Estado, Belivaldo Chagas, e ao secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto Santos.

Agência do Banese

Outra importante indicação sugere a implantação de uma agência do Banese na sede do município de São Cristóvão, já que é uma demanda da população local.

“A cidade São Cristóvão, distante 23Km da capital sergipana, com população estimada em 90 mil habitantes, segundo o censo demográfico do IBGE de 2018, enquadra-se no perfil das cidades que necessitam de uma agência do Banese, que possibilite o atendimento adequado e em tempo hábil à população na cidade, sem os transtornos do deslocamento obrigatório ou a utilização de caixas eletrônicos ou agências de bancos privados, em desfavor de uma agência pública genuinamente sergipana, capaz de suprir as demandas dos seus correntistas e ampliar o atendimento para populares de toda a região”, disse Iran.

A indicação é direcionada ao governador do Estado, Belivaldo Chagas, e ao diretor-presidente do Banco do Estado de Sergipe, Helom Oliveira da Silva.