Proposta de Iran é atendida e escola de Propriá recebe o nome de Irmão Salatiel

0
748
Escola Estadual leva, agora, o nome do professor Irmão Salatiel (em destaque)

Depois de muita luta da comunidade e da atuação do deputado estadual Iran Barbosa, do PT, a cidade de Propriá passa a ter uma escola estadual com o nome “Irmão Salatiel Franciscano do Amaral”, em homenagem ao professor e membro da Congregação Marista Marcelino Champagnat que muito contribuiu com o desenvolvimento daquela cidade ribeirinha, sobretudo, no que se refere à educação e ao trabalho social com a juventude da periferia. Com a publicação do Decreto nº 40.952/2021, no último dia 3 de agosto, o nome do irmão marista passa a substituir o da atual senadora por Sergipe, Maria do Carmo Alves.

“Após diálogo mantido com lideranças da cidade de Propriá, apresentei, em abril de 2019, a Indicação nº 149/2019, solicitando ao governador do Estado e ao secretário de Educação, Cultura e Esporte a mudança do nome daquela escola estadual, não por desmerecimento à figura da senadora, mas por desejo da comunidade e por respeito ao Princípio da Impessoalidade, norma principiológica indispensável à Administração Pública, que veda homenagear pessoas vivas atribuindo seus nomes a órgãos, logradouros e bens públicos”, explicou o deputado Iran Barbosa.

O parlamentar petista fez questão de ressaltar a importância do Irmão Salatiel, que viveu durante anos em Propriá, dedicou a maior parte de sua vida aos mais pobres, à luta pela emancipação dos oprimidos, e à evangelização, tendo lecionado por anos no Colégio Diocesano, naquela cidade.

“Em vida, durante o período em que esteve naquela cidade ribeirinha, deixou seus ensinamentos como um guia para a formação cristã daquele povo, bem como construiu as bases para a busca de um mundo justo e fraterno. Sendo assim, é uma merecida homenagem que se faz ao ilustre professor Irmão Salatiel Franciscano do Amaral, um incansável educador e exemplo para juventude e para todos os propriaenses”, enfatizou o parlamentar petista.