Conferência abre programação do Ano Cultural Educador Paulo Freire na Alese

0
443
Jornalista Cristian Góes (ao alto) falará sobre "A Atualidade do Pensamento de Paulo Freire"

Em votação realizada nesta terça-feira,3, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), os deputados aprovaram o Requerimento nº 706/2021, de autoria do deputado Iran Barbosa, do PT, que solicita a realização da Conferência de Abertura do Centenário de Paulo Freire, no próximo dia 2 de setembro, às 10 horas, no plenário da Casa, com palestra do jornalista, professor e estudioso do educador, José Cristian Góes, que tratará do tema “A Atualidade do Pensamento de Paulo Freire no Século XXI”.

A Conferência abre a programação da Alese em comemoração aos 100 anos de nascimento do educador e patrono da Educação brasileira e sergipana e tem como base a Lei Estadual nº 8.779, de 16 de outubro de 2020, de autoria do deputado Iran Barbosa, que institui 2021 como Ano Cultural Educador Paulo Freire, como forma de homenagear o legado do pensador.

A lei prevê que o Poder Público poderá estimular e/ou promover, especialmente durante este ano de 2021, seminários, palestras, encontros, simpósios, debates e audiências públicas sobre a vida e a obra de Paulo Freire; poderá fomentar, também, pesquisas sobre toda a sua produção científica, filosófica, pedagógica e administrativa; e ainda poderá estimular a realização de experiências pedagógicas entre os educadores sergipanos que tenham como foco o método paulofreireano, entre outras ações.

O deputado Iran Barbosa destacou a importância da comemoração do Centenário de Paulo Freire pela Casa do Povo, enfatizando a necessidade de manter viva a memória e o legado do educador brasileiro, cujo pensamento e obra são referências em todo o mundo.

“Paulo Freire é lido e respeitado em todo o mundo até hoje. Ele é o símbolo, sempre muito vivo entre nós, de um país que precisa valorizar a Educação, as suas diferenças culturais e que sonha com dignidade e transformação social. Apenas uma educação libertadora, como ele tanto ensinou, pode reconstruir a convivência democrática, a tolerância e a possibilidade de inclusão. O seu legado é vasto e, mais do que nunca, necessário, e a sua figura ilumina com esperança esses dias sombrios em que vivemos, nos estimulando, permanentemente, a seguir lutando por educação transformadora, autonomia, igualdade e justiça para o nosso povo. Com certeza, essa programação que ajudamos a construir na Alese nos trará muitas e importantes reflexões sobre o imenso legado paulofreireano”, afirmou o parlamentar e professor.

Confira a programação completa da Alese para as comemorações dos 100 Anos de Paulo Freire, que, devido a pandemia, foi adaptada para atender às medidas sanitárias adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Governo Estadual, cumprindo os decretos publicados que suspenderam eventos envolvendo grandes públicos:

Mesa Redonda 1
Tema: Por que Paulo Freire Incomoda?
Data: 09.09.21
Debatedores:
Prof. Dr. Bernard Charlot (UFS/Academia Sergipana de Educação)
Profa. Dra. Sônia Meire (UFS)

Mesa Redonda 2
Tema: As Contribuições da Pedagogia do Oprimido
Data: 16.09.21
Debatedores:
Prof. Dr. José Paulino da Silva (UFS)
Profa. Dra. Veleida Anahi da Silva (UFS)
Prof. Dr. Paulo Sérgio Marchelli (UFS)

Mesa Redonda 3
Tema: A Teoria da Cultura em Paulo Freire
Data: 23.09.21
Debatedores:
Profa. Dra. Marizete Lucini (UFS)
Profa. Dra. Iara Campelo (UFS/Academia Sergipana de Educação)

Mesa Redonda 4
Tema: A Pedagogia de Paulo Freire e o Debate
Contemporâneo Sobre Currículo
Data: 30.09.21
Debatedores:
Profa. Dra. Silvana Bretas (UFS)
Profa. Dra. Marilene Batista da Cruz Nascimento (UFS)
Profa. Dra. Joelma Vilar (UFS)

Mesa Redonda 5
Tema: Educação, Comunicação e Práticas
Data: 07.10.21
Debatedores:
Profa. Márcia Beiju (IFS)
Prof. Dr Ronaldo Linhares (UNIT)