Iran Barbosa propõe a criação da Medalha do Mérito da Saúde “Simone Leite”

0
378

Foi protocolado, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), nesta quinta-feira, 5, o Projeto de Resolução, de autoria do deputado estadual Iran Barbosa (PT), que prevê a criação da Medalha do Mérito da Saúde – Medalha Simone Leite.

Durante a Sessão Extraordinária Mista, o parlamentar apresentou o Projeto aos colegas, explicando o seu conteúdo e solicitando o apoio e o voto dos demais deputados para a aprovação da Proposição.

De acordo com Iran, a criação da Medalha tem como objetivo reconhecer o mérito da contribuição de Profissionais da Saúde, aqui tomados no seu sentido mais abrangente, que tenham prestado relevantes serviços à Saúde no Estado de Sergipe.

“Estou propondo que seja instituída a Medalha do Mérito da Saúde, uma honraria a ser entregue por esta Casa aos diversos Profissionais da área, e estou defendendo que ela seja intitulada “Medalha Simone Leite”, numa referência a essa reconhecida militante social, fervorosa defensora do Sistema Único de Saúde (SUS) e importante ativista pela instituição da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. Simone Leite morreu recentemente e tinha formação em enfermagem, mas estou certo de que essa referência a ela na criação da Medalha será bem aceita em todas as áreas profissionais do setor de saúde”, explicou Iran, pontuando que a Assembleia Legislativa de Sergipe já promove diversas outras honrarias, mas nenhuma delas focada especificamente nos Profissionais da Saúde.

O Projeto prevê que a entrega da honraria deve acontecer na semana sobre a qual recaia o Dia Mundial da Saúde, 07 de abril.

“É inegável o compromisso desses profissionais para garantir o bem-estar da saúde dos sergipanos nos seus mais diversos ramos de atuação, sobretudo neste momento de pandemia do novo coronavírus, no qual, muitos deles, para servir à população, contraíram a doença. Alguns lutam contra as suas sequelas até hoje e outros infelizmente vieram a falecer”, justificou Iran Barbosa.