Iran Barbosa manifesta preocupação com alta tributação sobre o esgotamento sanitário

0
620
Iran Barbosa usa a tribuna para manifestar preocupação com alta tributação sobre o esgotamento sanitário.

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) desta terça-feira, 26, o deputado estadual Iran Barbosa usou a tribuna para comunicar que vem recebendo diversas manifestações de preocupação da população aracajuana com as notificações recebidas por parte da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), relativas a cobranças de tributos sobre o serviço de esgotamento sanitário.

“Tenho recebido pessoas que têm colocado essa preocupação em relação às notificações que estão recebendo para cobrança relativa à disponibilização dos serviços de esgotamento sanitário da nossa capital, Aracaju”, afirmou Iran.

O petista citou a luta coletiva pelo acesso universal à água encanada e aos serviços de esgoto sanitário e expressou preocupação quanto à iminência da cobrança sobre famílias de áreas muito vulneráveis do ponto de vista econômico e quanto aos valores que são cobrados.

“É claro que nós lutamos para que todos tenhamos acesso à água encanada e ao serviço de esgoto sanitário, essa é uma luta nossa. Essa é a conquista de um direito que preserva o ambiente e a saúde e achamos fundamental que o Poder Público garanta essa condição. A preocupação, contudo, é que as notificações chegam já dizendo que no mês seguinte o tributo será cobrado e incidirá sobre as contas de água, porque já está disponibilizado o serviço de coleta de esgoto, mas o tempo é curto para que as famílias se programem e os valores também são elevados”, expressou o parlamentar.

Para Iran, a Deso precisa pensar mecanismos e alternativas para que não penalize os usuários dos serviços de água e esgotamento sanitário ofertados pela Companhia.

“Nesse período de pandemia e de crescimento do desemprego, é importante que a administração da Deso pense mecanismos e alternativas que não penalizassem tanto os usuários dos serviços ofertados pela Companhia”, afirmou o petista.

O deputado finalizou a sua fala defendendo o diálogo com a direção da Deso, na perspectiva de tentar amenizar os efeitos dessa cobrança para os aracajuanos.

“Tenho recebido essas manifestações e vou transformá-las, evidentemente, em instrumento de diálogo com a direção da Deso, para tentar amenizar os efeitos de mais esse peso do Estado sobre os seus contribuintes”, disse o parlamentar.