Iran solicita recuperação da Praça e do Memorial da Bandeira

0
316

Nesta sexta-feira, 19, em meio à comemoração do Dia da Bandeira, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) chamou a atenção e lamentou a situação de completa degradação e abandono do Museu Memorial da Bandeira, situado na praça municipal de mesmo nome, no Centro da capital sergipana. O petista protocolou, neste dia, as Indicações Nº 624/2021 e 625/2021, solicitando as providências necessárias para a recuperação da Praça da Bandeira e do Memorial.

O parlamentar lembrou que não é de agora que ele solicita a intervenção da Prefeitura naquele espaço cultural, como também melhorias na Praça como um todo.

“Desde 2014 que apresento, à época na condição de vereador por Aracaju, Indicações com estas finalidades. Diante do agravamento da situação do Memorial e da praça, estou propondo, novamente, que as autoridades competentes realizem melhorias afim de devolver à população, de forma íntegra, a Praça da Bandeira e o Memorial”, explicou.

“Protocolar essas Indicações neste dia emblemático é uma forma de chamar a atenção para o abandono desses equipamentos públicos do povo de Aracaju”, afirmou Iran.

Memorial da Bandeira

A Indicação Nº 625/2021 propõe que seja providenciada a reforma do Memorial da Bandeira, inaugurado em julho de 2004, que se encontra desfigurado e completamente abandonado.

Iran pontuou que o Memorial da Bandeira era considerado um ambiente culto e que, diariamente, era bastante visitado por estudantes, turistas e pesquisadores.

“Como professor de história e como cidadão sergipano, causa-me profunda tristeza e indignação ver a situação de abandono daquele espaço. O Museu Memorial é uma ideia interessantíssima e precisa ser recuperado”, entende.

A propositura apresentada é direcionada ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e ao diretor-presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia.

Praça da Bandeira

Já a Indicação 624/2021 requer que seja providenciada a reforma da praça da Bandeira, especialmente na acepção de recuperar os bancos, canteiros, entre outros elementos urbanísticos e de paisagismo.

O parlamentar pontuou a importância histórica da praça para os aracajuanos que, atualmente, estão sendo prejudicados com o abandono do local, o que dificulta o seu uso adequado.

“Esses espaços públicos cumprem o significativo papel de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. E, de forma especial, a praça da Bandeira também é um espaço cultural, tanto para os aracajuanos como para os que visitam a nossa capital”, disse.

A Indicação é endereçada ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e ao presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Antônio Sérgio Ferrari.