Iran participa da abertura do V Encontro de Bibliotecas Escolares

0
249
Encontro foi realizado no formato remoto

No último sábado, 20, o deputado estadual e professor Iran Barbosa, do PT, participou da abertura do V Encontro de Bibliotecas Escolares de Sergipe – EBESE, organizado pela Associação Profissional dos Bibliotecários e Documentalistas de Sergipe (APBDSE), que debateu o tema “A formação do leitor crítico a partir da Biblioteca Escolar”.

No evento, que aconteceu de forma remota, Iran dividiu a abertura do Encontro com o bibliotecário e presidente da APBDESE, Thiago Lima Souza; com a professora doutora Telma de Carvalho, vice-presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia; com a professora doutora Alessandra dos Santos Araújo, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência de Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS); com o professor doutor Sérgio Elias de Araújo, coordenador do Departamento de Ciência da Informação da UFS; e com o professor doutor Jorge Kroll Prado, presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB).

O presidente da APBDESE, Thiago Souza, abriu o Encontro destacando que, nos últimos anos, muitas mudanças ocorreram no processo de ensino e aprendizagem e, com isso, é preciso vislumbrar que as bibliotecas escolares tornaram-se ambientes de extensão da sala de aula, e que, partindo desta perspectiva, a interação entre equipes pedagógicas e profissionais bibliotecários se faz imprescindível.

“Todavia, nos defrontamos com um certo descaso sobre a importância desse equipamento (a biblioteca escolar), o que nos leva a refletir a partir de alguns questionamentos. Como fomentar para que as bibliotecas escolares tenham impactado na formação dos alunos? Quais os desafios vivenciados na biblioteca escolar para oferecer auxílio à sua comunidade e fazer a diferença com o acesso à informação de qualidade e com a formação de leitores críticos? Quais são os princípios adotados para o desenvolvimento da coleção das bibliotecas escolares? E como o clube de leitura e roda de conversas nas bibliotecas escolares têm contribuído na formação do leitor crítico? É sobre tudo isso que vamos refletir no V Encontro de Bibliotecas Escolares de Sergipe”, expôs o bibliotecário e presidente da APBDESE.

O professor e deputado Iran Barbosa, que também é membro da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Sergipe, parabenizou os organizadores pela realização do evento, que destacou como marcante no calendário cultural e de lutas pelo fortalecimento das bibliotecas como espaços de formação e de democratização do acesso ao conhecimento.

“Este V Encontro de Bibliotecas Escolares, com certeza, vai tirar vários encaminhamentos que exigirão desdobramentos em todos os espaços. Também considero emblemático que este encontro se realize num 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, porque entendo que as bibliotecas escolares devem cumprir, entre os tantos papéis que elas têm a cumprir, o papel de socializar e permitir o acesso à leitura, à cultura e aos saberes historicamente acumulados a tantas pessoas, a tantos negros e negras que estão nas periferias das grandes cidades e que não têm outro espaço para isso senão a própria escola”, destacou o parlamentar.

Ainda segundo Iran, o Brasil precisa de mais políticas de valorização das bibliotecas de uma maneira geral, para ajudar na superação do imenso fosso provocado pela exclusão social e cultural ainda existentes.

“Lamentavelmente, o nosso país ainda é marcado por uma profunda exclusão cultural. Precisamos usar mais do espaço da escola e, especialmente, da biblioteca escolar como célula de enfrentamento a essa exclusão cultural. Ela tem potencial para isso. E, obviamente, não podemos prescindir do papel fundamental que têm os bibliotecários e as bibliotecárias neste cenário”, entende.

O petista também colocou o mandato que representa à disposição para provocar o Poder Executivo estadual com sugestões, orientações, mediações e com as cobranças necessárias para que se busquem os caminhos que valorizem as bibliotecas escolares e, também, os profissionais bibliotecários.

“Faço isso com a convicção de quem tem compromisso com a política pública de Cultura e com a coerência de quem tem, ao longo dos mandatos que exerce, priorizado essa Política. Foi assim no exercício do meu mandato de Vereador, quando sempre defendi uma política de ampliação da rede de bibliotecas em nossa capital e propus e cobrei os cuidados para com as bibliotecas que temos. Foi assim no nosso mandato de Deputado Federal, quando dediquei recursos do Orçamento da União para a construção de Bibliotecas e de Pontos de Cultura pelo interior sergipano, destinando recursos, também, para a modernização e para a ampliação do acervo da Biblioteca Pública Estadual Epiphânio Dória. Tem sido assim, igualmente, no exercício deste atual mandato de Deputado Estadual, levando as pautas das Bibliotecas e dos seus profissionais para o interior do nosso parlamento”, afirmou Iran.