Mandato de Iran Barbosa apoia a luta contra a fome da Cozinha Solidária do MTST

0
389
Pessoas fazem fila para receber a refeição produzida na Cozinha Solidária do MTST

O deputado estadual Iran Barbosa, do PT, e a sua assessoria parlamentar participaram, na manhã desta segunda-feira, 20, da produção de refeições para 100 pessoas, na Cozinha Solidária Danielle Bispo, dentro do projeto desenvolvido pelo Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Teto (MTST), que conta com o apoio de pessoas físicas e de diferentes organizações parceiras, para a distribuição de refeições gratuitas a famílias em situação de invisibilidade e insegurança alimentar, e que funciona há cerca de cinco meses no Centro da cidade histórica de São Cristóvão, a 26 quilômetros de Aracaju.

O trabalho dos integrantes do mandato teve início com uma reunião em que a atividade foi planejada juntamente com os organizadores da Cozinha Solidária Danielle Bispo e teve sequência na arrecadação da contribuição voluntária do parlamentar e da assessoria para o desenvolvimento da tarefa. Essa etapa resultou na arrecadação dos alimentos que deveriam ser utilizados para o preparo do cardápio planejado para a distribuição a ser feita no dia de hoje.

A execução da atividade começou no início da manhã desta segunda-feira, com a arrecadação e a conferência dos alimentos necessários para a produção das refeições e dos sucos a serem distribuídos com os costumeiros usuários dos serviços da Cozinha Solidária. Depois veio o trabalho de preparação dos alimentos e a colocação das porções em marmitas individuais.

“Houve um envolvimento voluntário muito bonito por parte da nossa assessoria, no sentido de contribuir na campanha de arrecadação e de doar uma parte do seu tempo para esta causa, junto com os companheiros e companheiras do MTST. Infelizmente, com a necropolítica adotada pelo governo federal, muitas famílias e pessoas vivem na completa insegurança alimentar, e esse trabalho diário da Cozinha Solidária do MTST é, para essas pessoas, a chance de ter acesso a um prato de comida no dia. Esse é um trabalho importante e muito bonito que merece a solidariedade e o apoio, seja financeiro ou com doação de alimentos, de quem puder colaborar. Foi muito gratificante poder participar dessa construção no dia de hoje”, afirmou o deputado Iran Barbosa.

O coordenador do MTST em Sergipe, Ramon Andrade, explica que a proposta das cozinhas solidárias nasceu dentro do atual cenário vivido pelo país, de crise sanitária aguda, de aumento do desemprego, da miséria e da insegurança alimentar, com o Brasil voltando ao Mapa da Fome, somados à extinção, pelo governo Bolsonaro, de programas sociais que durante muito tempo foram referências para o mundo no combate à fome e à miséria.

Ramon Andrade agradeceu as presenças, as doações e o envolvimento do parlamentar petista e da sua assessoria na produção das 100 refeições distribuídas gratuitamente na Cozinha Solidária Denielle Bispo, nesta segunda-feira.

“Esse é um projeto que se mantém de pé e funcionando graças a doações dessa natureza e com muito voluntarismo e solidariedade. Ter o apoio do deputado Iran e da sua assessoria parlamentar, para além da realização da atividade de hoje, é de grande importância pelo alcance e pela visibilidade que trazem essa presença para o trabalho que a gente faz”, destacou o coordenador do MTST em Sergipe.

Além de Sergipe, há 23 cozinhas solidárias do MTST funcionando pelo país, distribuídas por São Paulo, Rio de Janeiro, Roraima, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal.