Iran participa do Seminário Regional do Campo pelo Campo no Baixo São Francisco

0
340
Seminário reuniu pessoas de todo o Baixo São Francisco

O deputado estadual Iran Barbosa, do Psol, participou, na manhã da terça-feira, 17, em Japoatã, do Seminário Regional do Campo pelo Campo, que reuniu representantes dos movimentos sociais, entidades sindicais, pastorais, pequenos agricultores, trabalhadores sem-terra, assentados, extrativistas, pescadores, marisqueiras, ribeirinhos, quilombolas, indígenas, ciganos, entre outras representações e organizações populares do campo do território do Baixo São Francisco.

O seminário foi organizado pela Fetase, MST, MPA, MCP, Rede Sergipana de Agroecologia e Cáritas Diocesana de Propriá e teve como objetivo central a construção de um Plano Estadual do Campo a ser apresentado aos candidatos e candidatas que venham a concorrer ao governo do Estado.

“Foi um seminário importante, com uma grande representatividade das comunidades e de lideranças daquela região, e foi muito produtivo. Haverá outros seminários semelhantes em outras regiões do nosso estado e, ao final desse o processo, termos a formulação Plano Estadual do Campo pelo Campo que será apresentado pelo movimento camponês de Sergipe aos pré-candidatos e aos candidatos aos governos do Estado com propostas para a política do campo sergipano”, destacou Iran Barbosa.

O parlamentar acrescentou, ainda, que o referido Plano Estadual abrange dez eixos temáticos, que passam pelo “Controle e Participação Social na construção de Políticas, Ações e Programas para o campo sergipano; Incentivo à Produção, Beneficiamento e Comercialização da Agricultura Camponesa de Sergipe e ao Abastecimento Social; Garantia dos Direitos Sociais e Humanos no Campo; Discussão sobre o Canal de Xingó; Assistência Técnica e Extensão Rural; Reforma Agrária; Combate ao uso de agrotóxicos; Políticas para as Mulheres Camponesas; Políticas para a Juventude Camponesa; e Turismo no Espaço Rural.

“São pontos importantes que não podem ficar de fora de um Plano de Governo que se proponha a contemplar políticas para o campo que de fato atendam às reivindicações daqueles que são verdadeiramente os produtores dos alimentos que chegam às nossas mesas. Lá, aproveitei para colocar o nosso mandato à disposição dessa construção e reforcei o nosso apoio irrestrito às pautas dos pequenos agricultores, dos assentados, dos sem-terra e das comunidades tradicionais e extrativistas de Sergipe”, afirmou Iran Barbosa.