Iran apela para que Seduc solucione problema de funcionamento do Colégio Estadual Santos Dumont

0
497
Iran apelou ao secretário de Estado de Educação para que ele procure alternativas para solucionar o problema | Foto: Jadilson Simões/Alese

O deputado estadual e professor Iran Barbosa, do Psol, relatou, na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), na manhã desta terça-feira, 31, a visita de trabalho que fez ao Colégio Estadual Santos Dumont, localizado no bairro Aeroporto, em face dos graves problemas enfrentados naquela unidade de ensino e pela falta de solução por parte da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc).

De acordo com Iran, diante de uma reforma que se arrasta desde setembro de 2021, os professores estão ministrando aulas na quadra de esportes da escola e utilizando, assim como os estudantes e demais funcionários, banheiros químicos para satisfazer as necessidades fisiológicas; entre outros problemas.

“Eles estão sem nenhuma condição de desempenhar adequadamente o seu efetivo trabalho e com a responsabilidade que lhes é incumbida na formação dos alunos que frequentam aquela escola. E isso numa unidade que vem sendo anunciada há bastante tempo como escola de tempo integral, e a sua tão anunciada reforma não se concretizou até o momento”, lamentou o parlamentar, que é membro da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Alese.

“Quero me somar aos meus colegas professores, aos alunos e aos pais de alunos e fazer um apelo ao secretário de Estado de Educação: que ele procure, com a urgência que o caso requer, alternativas para solucionar aquele problema”, solicitou o deputado.

Iran apontou, ainda, que soluções deveriam ter sido tomadas antes do início das aulas para que professores e alunos não tivessem que enfrentar as dificuldades que estão enfrentando, tal qual o aluguel provisório de alguma unidade privada, da rede pública estadual ou municipal de ensino que estivesse fechada, ou mesmo algum prédio público que estivesse ocioso.

“Fica aqui esse registro, que já foi noticiado na imprensa, que alunos já se manifestaram a respeito, e que os professores vêm apontando há algum tempo. Esse é um problema que precisa de resposta imediata”, enfatizou Iran Barbosa, lembrando que, durante a pandemia, solicitou, em diversas oportunidades, que a Secretaria de Educação aproveitasse o período de fechamento das escolas, imposto pelas medidas sanitárias diante da Covid, e se organizasse para o retorno das atividades docentes assim que o momento permitisse, o que envolveria a reforma de unidades da rede estadual que estivessem precisando.

“Isso não foi feito e agora estamos enfrentando essa dura realidade no Colégio Estadual Santos Dumont e em outras unidades de ensino”, afirmou Iran.