Iran Barbosa propõe adoção de câmera corporal policial em Sergipe

0
790
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O deputado estadual Iran Barbosa (Psol) anunciou, na manhã desta quarta-feira, 8, durante a Sessão da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), que apresentou, para a apreciação dos colegas, a Indicação Nº 580/2022, propondo que o governo do Estado adote todos os atos administrativos necessários para a implantação da “câmera corporal policial” em todos os agentes de segurança pública no Estado de Sergipe, seja ele civil ou militar.

A referida propositura é direcionada ao governador do Estado, Belivaldo Chagas, e ao secretário de Estado de Segurança Pública, João Eloy de Menezes.

Iran explicou que a “câmera corporal policial” é uma experiência já utilizada em outros estados e que vem obtendo resultado satisfatório, ocasionando a diminuição de resistências às abordagens policiais e, por consequência, dos confrontos entre agentes do Estado e possíveis infratores.

“A Polícia Militar do Estado de São Paulo aponta que os batalhões que utilizam o equipamento tiveram uma redução de 87% nas ocorrências de confronto. Na ROTA, que é batalhão específico daquele Estado, houve uma redução da letalidade policial da ordem de 89%. Além disso, os batalhões equipados com o sistema melhoraram os indicadores de produtividade policial. Nas unidades com câmeras corporais, os flagrantes aumentaram 41,4% e as apreensões de armas de fogo subiram 12,9%”, explica Iran Barbosa, apresentando dados para demonstrar a necessidade da medida.

Iran Barbosa, inclusive, informou que esteve na Secretaria de Segurança Pública, na quarta-feira, 7, e iniciou o diálogo com o secretário João Eloy sobre o teor da indicação, destacando que o secretário demonstrou interesse na iniciativa, arguindo apenas a necessidade de financiamento para a implantação da ideia.