Ações do mandato de Iran Barbosa reforçam a luta dos rizicultores do Baixo São Francisco

0
209
Organizados, mais de 200 rizicultores participaram da audiência, que aconteceu em praça pública

Na manhã desta quarta-feira, 8, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), o deputado estadual Iran Barbosa, do Psol, destacou a realização de uma audiência, no distrito do Perímetro Irrigado Betume, em Neópolis, entre rizicultores da região do Baixo São Francisco e o superintendente da Codevasf – Companhia de Desenvolvimento do Vale São Francisco – em Sergipe, Marcos Alves Filho, para tratar de questões relacionadas às garantias que serão dadas para o plantio da safra de arroz desde ano, levando em consideração que muitos rizicultores perderam toda ou parte da produção no ano passado.

O parlamentar, que destacou assessores do seu mandato para acompanhar a audiência em Neópolis, lembrou que esteve na Superintendência da Codevasf, no último dia 2, acompanhado de rizicultores e representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Na ocasião, o grupo foi recebido pelo gerente regional de Irrigação, Ricardo Martins, e pelo gerente executivo de Gestão Estratégica, Walter Uchôa Júnior, e os rizicultores apontaram as dificuldades vividas no ano passado em função das cheias do Rio São Francisco, por conta da alta pluviosidade registrada e pela situação inédita da abertura das comportas da Usina Hidroelétrica de Xingó, somadas aos problemas com bombas queimadas e o travamento de uma importante comporta no perímetro Betume, o que prejudicou bastante a safra, onde muitos produtores perderam total ou parcialmente o que plantaram.

“Naquela reunião foram relatados vários problemas nos perímetros irrigados de Propriá, Cotinguiba-Pindoba e Betume, e as questões que estão dificultando a vida dos pequenos produtores e dos rizicultores para que consigam sobreviver do plantio da comida que chega nas mesas do povo sergipano. Eu tenho acompanhado esses problemas na região e sei que a vida dos pequenos produtores não tem sido fácil”, disse Iran.

“Também foram pontuadas questões que são de responsabilidade da Codevasf, como bombas de drenagem queimadas e travamento de comportas, e aproveitamos para dialogar com os técnicos no sentido de buscar soluções para os problemas apresentados pelos representantes dos rizicultores e dos pequenos agricultores do Baixo São Francisco, o que resultou na ida do superintendente à região, para explicar os caminhos que a Companhia poderia tomar para ajudar na safra de arroz deste ano”, complementou o parlamentar.

Secretaria de Agricultura

Já na terça-feira, 7, Iran Barbosa esteve na Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), acompanhado de lideranças dos rizicultores do Baixo São Francisco, para dialogar com o secretário Zeca da Silva sobre as pautas dos pequenos agricultores da região, especialmente em relação a distribuição de sementes.

Reunião realizada na Seagri

“Na Seagri, tratamos sobre a política de distribuição de sementes, sobre as dificuldades de produção nos perímetros irrigados da região e sobre a necessidade de uma relação mais estreita dos órgãos do governo estadual entre si e deles com os órgãos federais, na busca de uma política articulada e bem-sucedida para o setor”, explicou.

Resultado positivo

De acordo com assessores do mandato do deputado Iran Barbosa que acompanharam a audiência, que reuniu cerca de 200 rizicultores da região, o resultado foi positivo. O superintendente da Codevasf em Sergipe, Marcos Alves Filho, explicou que a Companhia padece com a falta de recursos por não ter orçamento próprio e que tem executado grande parte do seu trabalho com emendas parlamentares federais; mas comprometeu-se em enviar uma equipe técnica à região para estudos de ações emergenciais e para buscar alternativas. Também apontou que está encaminhando licitação para o conserto das bombas que estão com problemas. Uma comissão foi formada para acompanhar essas ações e dialogar diretamente com a Codevasf sobre os encaminhamentos tirados.

“Fico feliz que a audiência tenha ocorrido e que o superintendente tenha acordado com os rizicultores alguns encaminhamentos importantes. Seguirei acompanhando os desdobramentos da audiência e colocando, sempre que necessário, o mandato que represento à disposição da luta dos rizicultores e dos pequenos agricultores daquela região e do estado de Sergipe, porque esse é o nosso papel como parlamentar comprometido com esse segmento importante da nossa economia”, afirmou o deputado Iran Barbosa.

O superintendente da Codevasf em Sergipe, Marcos Filho (à esquerda), prometeu buscar alternativas